Flávio Gonçalves renova até 2030 (Sporting CP)

Mercado oficial: Sporting segura pérola da formação até 2030

Flávio Gonçalves começa a próxima temporada na equipa B leonina. Jovem extremo identifica Pote como a principal referência

O Sporting anunciou que chegou a acordo com Flávio Gonçalves para renovar contrato até 2030. O extremo-esquerdo de 18 anos nascido em França não escondeu a satisfação pela prolongação do vínculo: «Agradeço pela confiança depositada em mim. É sinal que tenho trabalhado bem. Vou dar sempre o máximo em campo para honrar esta camisola.»

Flávio Gonçalves chegou a Alcochete em 2019 com 12 anos, após três temporadas ao serviço do Rio Ave. Equiparado a Pote pela polivalência e capacidade de desmontar defesas com um único passe, o jovem leão não escondeu que o n.º8 da equipa principal é uma referência: «Tenho características parecidas às dele, jogamos na mesma posição. Tem um bom remate, um bom passe e é um jogador que admiro muito.»

Após um percurso em todos os escalões de formação abrilhantado por mais de uma dezena de golos por época, 2024/25 foi diferente para Flávio Gonçalves. A parca utilização nos sub-23 leoninos no início da época contrastou com uma campanha notável na UEFA Youth League, na qual marcou três golos.

A nível doméstico, João Pereira apostou em Flávio Gonçalves, antes e depois de comandar a equipa principal. Aos 18 anos, o extremo contribuiu para o regresso do Sporting à Liga 2, sete anos depois: «Era um objectivo que tínhamos desde o início da época e conseguimos. Ao jogar na Liga Portugal 2, estamos cada vez mais perto do sonho da Liga Portugal, até porque os jogadores adversários são melhores. Vai-nos fazer crescer cada vez mais.»

Na teoria, o mini-Pote será uma das peças nucleares para João Gião no regresso à Liga 2. A equipa principal está à espreita.

Sugestão de vídeo