Liga dos Campeões: Benfica a torcer pela Atalanta no final da Serie A

Liga dos Campeões: Benfica a torcer pela Atalanta no final da Serie A

Fim da invencibilidade do Bayer Leverkusen impede as águias de entrarem de forma direta na Liga dos Campeões (para já); apuramento direto será carimbado se a Atalanta ficar nos quatro primeiros classificados da Serie A

A derrota do Bayer Leverkusen, a primeira nesta temporada, ao fim de 52 (!) jogos, na final da Liga Europa impossibilitou, pelo menos por enquanto, o apuramento direto do Benfica para a nova Liga dos Campeões, sem necessidade de passar pela 3.ª pré-eliminatória (6/7 e 13 de agosto) e ainda pelo ‘play-off’ (20/21 e 27/28).

Com a Champions garantida por ter sido campeão da Bundesliga, uma vitória da equipa de Xabi Alonso na final de Dublin abriria mais uma vaga na competição, que, neste caso, teria caído para o Benfica, o clube com melhor ranking entre os qualificados para as pré-eliminatórias.

Este cenário está, pois, riscado, e resta ao Benfica torcer para que o conjunto italiano atinja os quatro primeiros lugares da Serie A, já que os encarnados ficariam com a vaga atribuída ao clube com melhor ranking entre os presentes nas pré-eliminatórias. Com a presença na Champions garantida como vencedor da Liga Europa, o conjunto de Bérgamo, caso termine o campeonato italiano em 5.º, irá à Liga dos Campeões via vaga atribuída pela Liga Europa.

Nesse caso, o Benfica seria 'riscado' do apuramento direto e a Roma também se apuraria para a Champions, já que, devido ao bom desempenho europeu das equipas italianas e alemãs, a Bundesliga e a Serie A vão colocar cinco equipas na liga milionária da próxima temporada, pelo que o conjunto de Daniele de Rossi, já com o 6.º lugar garantido na Serie A, seria beneficiado.

Neste momento, a Atalanta é 5.ª, a dois pontos da Juventus (receberá o Monza na última jornada) e do Bolonha (jogará fora, em Génova), mas tem um jogo a menos em relação a estas duas equipas. Quer isto dizer que, caso a equipa de Gian Piero Gasperini vença as duas partidas que tem para fazer, ambas em casa, contra Torino (dia 26 de maio) e Fiorentina (2 de junho), terminará sempre dentro dos quatro primeiros. Em caso de empate pontual, a Atalanta tem desvantagem em relação ao Bolonha e está em igualdade com a Juventus (dois empates nos jogos entre ambos), valendo, aí, a diferença de golos: +28 para a Atalanta, +21 para a Juventus nesta altura.