Kokçu 'mostra-se' com assistências
Orkun Kokçu, 23 anos, médio do Benfica (Foto: Maciej Rogowski/IMAGO)

Kokçu 'mostra-se' com assistências

NACIONAL14.01.202408:00

Fez quatro passes para golo nos últimos cinco jogos; Já soma mais em meia época do que em toda a temporada 2022/2023; Contributo para melhor série de vitórias das águias

Orkun Kokçu  já conta com mais assistências na primeira época no Benfica do que em toda a temporada passada, ao serviço do Feyenoord, na qual foi considerado o melhor jogador do campeonato dos Países Baixos.

O médio turco fez cinco passes para golo em 2022/2023 e na última partida pelas águias somou a sexta assistência, colocando Rafa na cara do guardião do SC Braga para o golo do empate. 

Foi a quarta nos últimos cinco jogos, o que atesta a subida gradual de forma do jogador mais caro da história do clube e do futebol português. Mas não só: os registos de Kokçu ao serviço dos encarnados mostram que o jogador de 23 anos está finalmente a adaptar-se a uma nova realidade — menos goleador, mais jogador do último passe.

Tal como A_BOLA_deu conta em  em novembro, o internacional pela Turquia destacou-se na Eredivisie e nas competições europeias por ser um médio de muita liberdade na equipa de Roterdão e, consequentemente, com muita chegada à área adversária. Este estilo permitiu-lhe apontar 12 golos na temporada anterior (considerada por todos os que acompanharam o seu trajeto como a melhor da carreira) e cinco assistências. 

Kokçu: a transformação de um médio

25 novembro 2023, 08:45

Kokçu: a transformação de um médio

Mudança de hábitos na transição para sénior foi decisiva para o médio do Benfica; Gosto pelo ‘fitness’ forjou estilo de jogo expansionista; Internacional turco de regresso às opções de Roger Schmidt

Na melhor série da época

No Benfica, Kokçu ressentiu-se, primeiro, por causa de uma lesão (fascite plantar) e também por ter ao lado, tal como ele, um médio de compasso muito aberto (João Neves). Mas os números começam agora a evidenciar algumas das qualidades do reforço que custou €25 milhões, que também tem contribuído para a melhor série de vitórias consecutivas da época dos encarnados: a última grande sequência foi de oito, em 2022/2023, tendo terminado no confronto com o Rio Ave, adversário desta tarde.