Jogo de loucos: UD Leiria recupera desvantagem de dois golos e vence Belenenses por 4-2
Depois de estar quase meia-hora a perder por 0-2, o Leiria acabou por fazer 4 golos. Foto: Belenenses

Jogo de loucos: UD Leiria recupera desvantagem de dois golos e vence Belenenses por 4-2

NACIONAL17.02.202421:02

Equipa do Lis esteve a perder até ao minuto 80, mas terminou a partida a celebrar a conquista de três pontos, num jogo para mais tarde recordar; azuis do Restelo tiveram um inexplicável apagão e continuam em último

Mas que jogo! Depois de estar a perder por 1-2 até ao minuto 80, o UD Leiria empatou, fez a reviravolta caseira e bateu o Belenenses por 4-2.

Pelas terras do Lis quem entrou melhor no encontro foi mesmo a equipa do… Restelo, que só precisou de seis minutos para marcar um dos golos mais caricatos desta edição da Liga 2. Culpas no cartório para o central do UD Leiria, Vasco Oliveira, não só por ter cortado a bola direto às pernas do adversário, mas também pela forma, algo infantil, como abordou o confronto com Chapi, acabando o argentino por sentá-lo no início de uma jogada em que acabaria por marcar.

Depois do golo, os unionistas apareceram na partida e, aos 15 minutos, acabaram por beneficiar de uma grande penalidade. Falta de Ilori sobre Doigo Amado, porém, na marca dos 11 metros, Outtara fez o mais difícil e atirou em cheio na trave de David Grilo. 

Durante os primeiros 45 minutos, Jordan Van der Gaag mostrou-se sempre como o elemento do UD Leira mais inconformado com o resultado e ia aproveitando o corredor direito para criar oportunidades para a sua equipa. Ao minuto 27, canto batido por Jordan a ir direto à baliza do Belenenses, mas David Grilo disse presente e com uma palmada conseguiu aliviar a bola. 

No segundo tempo, os pupilos de Vasco Botelho da Costa parece que ficaram nos balneários, tal foi a passividade para o Belenenses fazer o 2-0, com apenas dois minutos jogados. Ataque dos azuis, com a bola a ir para Pedro Carvalho, este coloca à entrada da área para Xavi, que, com muita classe, serviu Mica para ampliar o resultado favor dos visitantes. 

À passagem do minuto 57, os unionistas mostraram não querer deitar a toalha ao chão e reduziram, por intermédio de Ayongo. Jogada coletiva da UD Leira, desde trás, a passar pela magia de Jordan Van der Gaag, que assistiu o ganês para o seu segundo golo na competição. 

 O golo do 1-2 acordou a equipa e esta mudou-se de malas e bagagens para o meio-campo adversário. Vasco Oliveira (73’), de livre direto, e Jordan Van der Gaag (74'), de cabeça, estiveram muito próximos do empate. 

Ao minuto 80, a persistência do emblema do Lis era tanta, que o golo do empate acabou mesmo por acontecer. Infelicidade para David Grilo a colocar a bola, de forma involuntária, na própria baliza, após o remate forte à entrada da área de Vasco Oliveira. O defesa armou-se em ponta de lança e restabeleceu a esperança nos companheiros que ainda era possível fazer mais que o 2-2. 

Bem-dito, bem feito! para a total surpresa dos que estavam no Magalhães Pessoa a assistir ao jogo até ao minuto 47, o UD Leiria encheu-se de coragem e conseguiu fazer a cambalhota no marcador. Bola perdida na área azul e Pedro Empis (88’), a sangue-frio, fuzilou as redes de David Grillo para fazer o 3-2. 

Já na compensação, faltavam as forças para o Belenenses tentar o empate e o Rashaan Fernandes fechou as contas do resultado em 4-2. 

Com este resultado, o Belenenses desperdiçou uma excelente oportunidade para deixar a lanterna-vermelha da Liga 2