Andreas Schjelderup ganhou o lugar ao turco no ataque do Benfica
0 seconds of 1 minute, 34 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:34
01:34
 

'Harry Potter' do Benfica quer desfazer o feitiço contra o feiticeiro: saiba porquê

NACIONAL15.03.202509:10

Akturkoglu fez 'hat trick' ao Rio Ave na Luz e desde aí só marcou... três golos. Turco quer voltar a fazer funcionar a 'varinha mágica' e inverter o 'bruxedo'

Carpidas as mágoas da eliminação da UEFA Champions League, consumada em Barcelona, o Benfica vira agora todas as atenções para a luta taco-a-taco com o Sporting pelo primeiro lugar da Liga e tem pela frente o Rio Ave de Petit — já conseguiu travar (2-2) o FC Porto desde que rendeu Luís Freire.

O adversário de domingo traz recentes boas recordações aos encarnados — na primeira volta, recorde-se, golearam os vila-condenses por 5-0 na Luz —, e, em especial, a Kerem Akturkoglu.

O internacional turco de 26 anos, nessa partida realizada a 27 de outubro do ano passado, assinou fantástica exibição e tirou por três vezes a varinha mágica do bolso para lançar feitiços que colocaram a bola dentro da baliza dos vila-condenses, que sucumbiram por completo à magia do Harry Potter da Luz, que fez, nessa partida, o segundo hat trick da carreira sénior — o primeiro e único até então fora num Galatasaray-Goztepe, da 35.ª jornada da liga turca, a 17 de abril de 2021, num triunfo por 3-1.

Reveja o 'hat trick' de Akturkoglu ao Rio Ave

1-0

2-0

3-0

De protagonista maldito a... amaldiçoado

O duelo da 9.ª jornada da Liga com o Rio Ave foi, aliás, um dos pontos mais altos da prestação de Akturkoglu na primeira metade desta temporada, marcada por números, sobretudo na fase inicial, que colocaram o avançado como um dos jogadores mais importantes da versão 2.0 de Bruno Lage de águia ao peito.

Nos 21 jogos realizados em todas as provas até à jornada 17, Akturkoglu marcou uma dezena de golos e juntou-lhe meia dezena de assistências, envolvendo-se de forma direta em 0,71 golos/jogo. Nesse período, foi protagonista maldito para boa parte dos adversários dos encarnados e andou a encantar os benfiquistas, justificando em pleno a alcunha conquistada na Turquia com a camisola do Galatasaray.

Todavia, e tal como a carreira dos artistas do futebol, também a dos que fazem da magia um modo de vida passa por altos e baixos. E, neste caso, bem se pode dizer que depois do hat trick ao Rio Ave o feitiço... virou-se contra o feiticeiro.

A partir daí, a capacidade finalizadora de Akturkoglu baixou de forma significativa, tendo o turco apenas conseguido faturar em três ocasiões: com o Estrela da Amadora, na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal (7-0); frente ao Vitória de Guimarães (1-0), na jornada 14; e frente ao Mónaco (3-3), na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da UEFA Champions League.

Entre estes dois últimos jogos, Akturkoglu esteve 17 partidas em branco, mas ainda logrou duas assistências — com o Aves SAD (1-1), na jornada 14, e com o Famalicão (4-0), na jornada 18, esta a primeira de 2025. Neste ano civil, além dessa assistência, só contabilizou o tal golo ao Mónaco, ao qual se seguiu a assistência frente aos axadrezados. De novo com o Rio Ave pela frente, o Harry Potter da Luz espera agora desfazer o feitiço que se virou contra o feiticeiro.