Gonçalo ainda sem golos sofridos: «Com linha de cinco melhorámos defensivamente»
O treinador Gonçalo Santos transmite indicações em sessão de treino do Casa Pia. Foto: Casa Pia AC.

Gonçalo ainda sem golos sofridos: «Com linha de cinco melhorámos defensivamente»

NACIONAL02.03.202415:33

Casa Pia não sofreu qualquer golo desde a mudança de treinador; regresso aos centrais parece ter beneficiado os gansos, que procuram prolongar esse registo na receção ao Gil Vicente

Tudo mudou em Pina Manique: o Casa Pia atravessa uma fase de grande confiança e ainda não sofreu golos sob o comando de Gonçalo Santos, que ante Arouca e Vitória de Guimarães recuperou uma fórmula conhecida. O técnico, para já 100% vitorioso na liderança do clube lisboeta, apresenta o mesmo 3x4x3 com que a equipa iniciou a temporada e esta tem dado excelente resposta, corroborada pelo técnico na antevisão à receção ao Gil Vicente.

«A verdade é que, passando para uma linha de cinco (ndr: defesas), melhorámos defensivamente. Colocámos mais um jogador na linha defensiva e fizemos melhor a largura, defendendo em bloco médio-baixo», assumiu o técnico de 37 anos.

O Casa Pia parece ter assentado neste sistema, que reserva uma linha de três centrais, e Gonçalo Santos continuará a apostar neste sistema nas próximas semanas, atendendo aos bons resultados conseguidos.

«A equipa absorveu bem a ideia, adquiriu bem os princípios, alguns que tínhamos de anteriormente jogarmos com uma linha de cinco, outros que introduzimos de novo, e eles acolheram bem esses princípios e as coisas têm corrido bem», atestou o treinador, amplamente satisfeito com a resposta dada pela equipa desde que passou a assumir a função de treinador principal.

A excelente exibição de Pablo Roberto no último jogo, em Guimarães, no qual o Casa Pia derrotou o Vitória local por 2-0, foi enaltecida pelo seu treinador, que reconheceu a qualidade do brasileiro e a sua importância para o plantel.

«Desde o dia em que chegou, é um dos melhores jogadores do nosso plantel, não há que o esconder. Prometeu muito desde o início, teve uma fase menos positiva e é óbvio que quando há uma mudança de treinador há sempre aqueles jogadores que sobressaem mais", analisou Gonçalo Santos.

O técnico mostrou-se também convicto de que poderá continuar a retirar o máximo rendimento do criativo brasileiro, preferencialmente já na partida deste domingo, levando a melhor sobre os gilistas de forma a assegurar a terceira vitória absoluta ao comando do Casa Pia e a terceira consecutiva da equipa na competição. «É uma segunda oportunidade para toda a gente, para mim enquanto treinador e também para alguns jogadores», admitiu, incluindo Pablo Roberto nesse lote de atletas que parece estar a aproveitar este momento na sua plenitude.