Ex-treinador do Marselha reage a entrevista de A BOLA: «A famosa mão de Vata»
Shéu abraça Vata no final do jogo contra o Marselha em 1990, que o Benfica venceu por 1-0. Foto: ASF/PRESS PHOTO AGENCY

Ex-treinador do Marselha reage a entrevista de A BOLA: «A famosa mão de Vata»

NACIONAL03.04.202422:30

34 anos depois, o golo que levou o Benfica à final ainda dá que falar

Vata Garcia, antigo avançado do Benfica, deu recentemente uma entrevista a A BOLA onde recordou o infame lance frente ao Marselha, na meia-final da Taça dos Campeões Europeus na época 1989/90. A eliminatória ficou empatada a duas bolas, mas seria o Benfica a chegar à final, devido à vantagem dos golos fora.

Gerárd Gili quando treinava a Costa do Marfim. Foto: IMAGO/Ulmer/Teamfoto

A entrevista teve repercussão em França e chegou aos ouvidos de Gérard Gili, treinador do Marselha na ocasião em que foram eliminados pelas águias.

Questionado sobre o suposto golo com a mão, o antigo treinador francês fez questão de contradizer a versão do avançado angolano, e teve palavras fortes: «É preciso compreender que nunca se ouviu falar deste jogador, Vata. Ele tornou-se famoso no futebol por causa desta mão. A famosa mão de Vata é um pouco como Maradona contra Inglaterra. São feitos de tal forma decisivos num resultado que ficam na memória das pessoas.»

Além de comparar o golo de Vata com a famosa 'mão de deus', Gérard Gili relembrou ainda uma situação semelhante que Thierry Henry protagonizou: «Reconhecer que ele marcou com a mão é reconhecer que fez batota. É um pouco como Thierry Henry contra a Irlanda, em que só admitiu o que fez muito tempo depois. Fizemos-lhe esta pergunta durante 30 anos, e à força de insistir que marcou com a mão tornou-se uma certeza para ele.»