Estrela da Amadora: João Reis ainda falhará Casa Pia
João Reis, do Estrela da Amadora (à direita), controla a bola com o companheiro Léo Jabá por perto. Copyright: Maciej Rogowski/Imago.

Estrela da Amadora: João Reis ainda falhará Casa Pia

NACIONAL06.03.202419:47

Esquerdino recupera de pequena lesão do foro muscular e ainda não regressa às opções na sexta-feira, ante os gansos; retorno está para breve e terá de lidar com a concorrência pelo lugar

As últimas semanas não têm sido particularmente fáceis para João Reis, experiente ala esquerdo do Estrela da Amadora que tem sido o dono desse lugar na Reboleira na última época e meia mas que não tem tido a oportunidade de competir e irá cumprir um mês sem utilização. O jogador de 31 anos tem enfrentado uma conjetura pouco favorável, que associou a chegada de concorrência na última reabertura do mercado, e também alguns problemas físicos que o têm afastado da luta por um lugar.

A partir do momento em que o mercado de transferências encerrou, João Reis viu-se relegado à posição de alternativa, relegado pelo reforço Nilton Varela para o banco de suplentes, não tendo sido utilizado na derrota no reduto do Estoril (1-0) para na jornada seguinte ser lançado no decorrer do triunfo sobre o Portimonense, último registo pelos tricolores até este momento, e ter disputado os últimos 25 minutos da partida. Reis parecia constituir uma alternativa sólida mas uma lesão retirou-o de competição.

O esquerdino foi afetado por um pequeno problema do foro muscular na perna esquerda que o retirou das escolhas para as três últimas partidas disputadas pelos tricolores, mais precisamente a deslocação ao Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, a receção ao Desportivo de Chaves e também o embate com o SC Braga, realizado no passado sábado. Na véspera deste último embate, Sérgio Vieira fez menção à ausência deste que é um dos seus capitães, revelando que se encontra na fase final da sua recuperação, mas A BOLA sabe que o jogador ainda será baixa este fim de semana.

João Reis irá, por isso, falhar a receção ao Casa Pia, marcada para esta sexta-feira, e como tal cumprir o quarto encontro consecutivo fora das opções da equipa, tendo prevista nova reavaliação ao problema esta quarta-feira, o que faz com que o atleta não esteja disponível em tempo útil para integrar a convocatória para o dérbi lisboeta, que encerra grande importância para o conjunto da Reboleira nos seus intentos de escapar aos lugares de descida e manter-se à tona na luta pela sobrevivência no primeiro escalão.

Uma ausência de vulto, tendo em conta a sua influência para o próprio balneário e mesmo tendo em atenção que perdeu a titularidade, pelo menos numa primeira fase, para Nilton Varela: o algarvio contabiliza vinte partidas na presente temporada, distribuídos por 18 aparições na Liga e uma partida em cada uma das Taças, da Liga e de Portugal, e uma assistência para golo, mais concretamente na receção ao SC Braga, ainda na primeira volta do campeonato, em partida na qual o Estrela não evitou a derrota por 4-2.

Desta forma, Nilton Varela deverá regressar à titularidade nesse posto depois de, em Braga, Sérgio Vieira ter surpreendido com a inclusão de Nanu, ala direito também já utilizado como extremo que, na Pedreira, surgiu adaptado ao lado contrário. Algo que, ao que tudo indica, não deverá voltar a acontecer na receção ao Casa Pia, na qual a escolha deverá passar por um jogador natural na posição, sendo que Nilton reúne maiores condições de assumir o lugar - Shinga também concorre pela posição, mas não tem constituído opção nas últimas semanas.