Estrela da Amadora: Gaspar em destaque no CAN…e também na Liga
Kialonda Gaspar, do Estrela da Amadora (à esquerda), disputa a posse de bola em jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Estrela da Amadora: Gaspar em destaque no CAN…e também na Liga

NACIONAL24.01.202419:53

Defensor foi considerado o melhor em campo na vitória de Angola sobre o Burquina Faso, na CAN; está em destaque no plano estatístico, liderando o atual registo de interceções no campeonato português

Enquanto o Estrela da Amadora se prepara para receber o campeão nacional Benfica, em data por apurar, os tricolores assistem atentamente à valorização do seu principal ativo, Kialonda Gaspar, que se encontra na Costa do Marfim, integrado na seleção de Angola, que disputa a Taça das Nações Africanas…e a render. Além de o conjunto angolano ter alcançado um histórico apuramento para a fase a eliminar da competição com o primeiro lugar do seu grupo, o central foi eleito como melhor jogador em campo na última partida realizada.

Esta terça-feira, Angola derrotou o Burquina Faso por 2-0 e apesar dos companheiros de seleção Mabululu e Zini terem apontado os golos dos Palancas Negras, foi Gaspar o escolhido pela CAF para a distinção individual da partida, numa ação justificada não apenas pelo facto de a equipa angolana não ter sofrido golos como pelos dados estatísticos que protagonizou na partida. Com oito desarmes e três recuperações de bola perante os atacantes burquinenses, o central estrelista foi barreira intransponível.

Kialonda Gaspar perfila-se entre os melhores centrais do CAN, onde competem defensores como Ousmane Diomande, do Sporting, ou Kalidou Koulibaly, ex-Nápoles e Chelsea e atualmente ao serviço do Al Hilal, comandado por Jorge Jesus, e tal não surpreende tendo em conta que ainda se encontra estatisticamente entre os melhores defensores da Liga portuguesa e com números superiores a 68% dos seus concorrentes no nosso campeonato, liderando mesmo no capítulo das interceções.

No que ao momento de intercetar ações atacantes contrárias diz respeito, o central do Estrela da Amadora tem os melhores dados estatísticos de toda a Liga, com uma média de 7.05 interceções por cada 90 minutos disputados, acima de Gabriel Pereira, do Gil Vicente, que ascende a 6,74 interceções, e Gonçalo Silva, do Farense, com 6.71, e muito acima da média de todo o campeonato, que não ultrapassa as 4.90 interceções por jogo – por exemplo, Nicolas Otamendi, do Benfica, contabiliza 4.52.

Também nas recuperações de bola Gaspar, de 26 anos, está destaque ao ser o segundo jogador da Liga com melhores dados estatísticos nesse particular – o seu registo é de 12.39 recuperações por cada 90 minutos, novamente muito acima da média geral da competição, que corresponde a um valor acima de 98% dos restantes defensores da prova. Melhor que o central angolano dos tricolores nesse domínio, apenas Manu, do Vitória de Guimarães, que vale 12.6 recuperações de bola por cada jogo que realizou. 

De referir ainda a eficiência de Kialonda Gaspar no passe longo, registo no qual detém números superiores a 77% dos seus concorrentes em toda a competição. No cômputo geral, são números que refletem bem a qualidade e o momento de forma de Kialonda Gaspar, que muito dificilmente não deixará a Reboleira até ao final do mês – existem propostas de França e Rússia, contactos por parte do FC Porto, mas A BOLA apurou que pode ser outro o destino do africano que pode vir a deixar uma significativa verba nos cofres estrelistas.