«Equipas brasileiras estão ao nível da segunda linha europeia»

INTERNACIONAL21.06.202510:39

Filipe Luís, técnico do Flamengo, fez uma análise ao momento do futebol mundial

A vitória do Flamengo sobre o Chelsea (3-1) foi mais uma prova de que as equipas sul-americanas não devem ser desvalorizadas. A formação carioca começou a perder a partida, graças a um golo de Pedro Neto, mas mostrou capacidade para dar a volta à situação, completando a reviravolta em apenas quatro minutos, garantindo os três pontos e, fruto da vitória do Espérance sobre o Los Angeles FC, a qualificação para os oitavos do Mundial de Clubes - sendo a primeira equipa a consegui-lo.

Após a partida, o técnico do mengão, Filipe Luís, foi questionado sobre o nível das equipas brasileiras e a capacidade para enfrentar os clubes europeus.

«Eu acredito que existe uma elite no futebol, onde oito ou dez clubes no mundo estão. E esses sim são muito superiores. Tirando essa elite, eu acredito que os brasileiros estão no mesmo nível de uma segunda linha europeia pela forma de competir, de entender o jogo, por estarmos acostumados a atuar em vários tipos de relvado, altitude... Eu acho que isso gerou-nos uma competitividade que não nos rebaixa contra qualquer clube no mundo», começou por dizer.

«Agora, dentro do campo, qualquer um pode ganhar. O maior exemplo é que hoje ganhámos ao Chelsea, mas já perdemos com o Córdoba, e quase empatámos com o Táchira, em casa. Futebol é assim e é isso que faz este desporto ser tão lindo», considerou o antigo jogador que, durante a sua carreira, passou pelo... Chelsea, em 2014/15.