Campeão da Europa esteve perto do FC Porto: «Não entendo como não aconteceu»
Ayoze Pérez revelou que esteve muito perto de rumar ao FC Porto antes de iniciar a sua carreira em Inglaterra, na altura em que começava a dar nas vistas no futebol espanhol ao serviço do Tenerife. Em declarações ao programa La otra grada, o avançado espanhol recordou os vários caminhos que teve em cima da mesa e apontou a razão de escolher a Premier League.
«Recebi propostas do Real Madrid Castilla e do Barça B, que eram muito tentadoras», começou por dizer, antes de acrescentar que o seu futuro chegou mesmo a passar por negociações avançadas fora de Espanha. «Negociei com o Borussia Monchengladbach e com o FC Porto, que estava quase fechado. Não entendo como não aconteceu», confessou.
O desfecho acabaria por ser outro, já numa fase tardia do processo. «No final, apareceu o Newcastle, foi o último a ligar. Disseram-me que ia diretamente para a equipa principal, que seria importante, e eu tinha o sonho de jogar na Premier League. Foi isso que aconteceu», explicou Ayoze, sublinhando o peso que o campeonato inglês teve na sua decisão.
A aposta revelou-se acertada. Ayoze Pérez construiu uma carreira sólida em Inglaterra, com passagens de destaque por Newcastle e Leicester, clube ao serviço do qual conquistou a Taça de Inglaterra em 2021, além da Supertaça inglesa. Mais tarde, regressou a Espanha para representar o Betis e está agora ao serviço do Villarreal. Internacional espanhol, Ayoze fez ainda parte da seleção que venceu o Euro 2024.