É oficial: Ninguém marca mais do que o Sporting na Europa!
Sporting (IMAGO)

É oficial: Ninguém marca mais do que o Sporting na Europa!

NACIONAL17.02.202408:00

Uma equipa demolidora no ataque: ninguém nas principais ligas marca mais do que o Sporting. A escassos cinco golos da marca dos... 100 (!) em 2023/2024. Na frente de colossos como Manchester City, Liverpool, Real Madrid, entre outros...

Um leão demolidor. Devorador. Imperial. Ninguém na Europa marca mais do que o Sporting. Eis a imagem de marca do renovado Sporting versão 2023/2024: a festa do golo. Em qualquer campo, em qualquer competição. Uma equipa ofensiva, de olhos postos na baliza, destemida, sem receio, que apresenta variadíssimas soluções para ferir o adversário. Uma eficácia letal que cresce a cada jogo que passa e que subiu de tom nos últimos nove jogos oficiais. Contas feitas, impressionantes 36 (!) golos durante este curto período. 

Um registo que coloca o leão, desde logo, no topo das equipas dos principais campeonatos europeus. Na frente de colossos como Manchester City, PSG, Real Madrid, Liverpool, Leverkusen, Inter de Milão ou PSV. Nos campeonatos que se encontram à frente do português no ranking da UEFA — Espanha, Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Países Baixos — é o Sporting quem lidera. Com os recentes três golos apontados na Suíça, ao Young Boys, o Sporting chegou aos 95 golos nas 34 partidas oficiais de 2023/2024. Está, por isso, a cinco festejos da marca redonda dos 100 golos. Um número marcante que, para já, promete dizimar os 131 golos apontados nos… 53 jogos da pretérita temporada. 

Existem, porém, notas importantes a reter neste números. A começar pela diversidade. Sim, os 95 golos apontados pelos leões, foram divididos por… 15 jogadores. Mais: na principal prova interna, só o PSV (com 68 golos) ultrapassa os 58 golos dos leões na Liga. De resto, a equipa dos Países Baixos era a principal concorrente nesta área, pois soma precisamente o mesmo número de jogos, mas o recente encontro europeu dos leões, em Berna, no qual o Sporting venceu por 3-1, deixou a equipa de Rúben Amorim isolada na frente dos clubes mais concretizadores das principais ligas do futebol europeu. 

Uma das imagens mais vistas esta época; a festa do golo do Sporting (IMAGO)

A terminar, uma outra nota: o Sporting, entre todos os jogos oficiais da temporada, apenas terminou um jogo em branco — curiosamente no jogo decisivo diante do SC Braga (0-1) da final four da Taça da Liga. Em todos os outros deixou marca. Com muitas goleadas. Aliás, o último duelo em Berna, na Suíça, foi o... 4.º consecutivo em que o leão marcou três ou mais golos. E que abriu excelentes perspetivas na prova europeia. Pois a equipa helvética, nas 10 vezes em que perdeu em casa numa prova europeia numa primeira mão... nunca conseguiu dar a volta no segundo jogo. Todos os dados jogam, assim, a favor da equipa leonina. 

Uma equipa com os índices de confiança elevadissímos e que, para já, centra todas as tenções na partida da próxima segunda-feira, em Moreira de Cónegos, diante do Moreirense. E que, mais cedo ou mais tarde, atingirá os 100 golos. Deixando todos os adversários de sobreaviso e que, para já, não tem encontrado antídoto para travar a inspiração de uma linha ofensiva que tem feito estragos. A 17 jogos do final da época (que podem aumentar caso o Sporting continue na Liga Europa e atinja a final da Taça de Portugal) os números prometem aumentar. Sobretudo com a eficácia evidenciada no ciclo recente.

Gyokeres é a maior referência no ataque: 28 golos em 30 jogos oficiais (IMAGO)

Gyokeres e mais... 14 jogadores

Gyokeres, obviamente, é o homem-golo deste Sporting. Mas também do campeonato. Nos 30 jogos do sueco... 28 golos. Uma fatia gigantesca deste leão feroz a nível ofensivo. Mas, curiosamente, nesta contabilidade, teve a ajuda de mais 14 jogadores do plantel. Uma diversidade pouco comum nas equipas mais concretizadoras do futebol europeu. 

A acompanhar o sueco estão, igualmente, Paulinho (13 golos), Pedro Gonçalves (12), mas também Trincão (7), Edwards (6), Coates (5), Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Nuno Santos (4), Geny Catamo (3), Diomande (2) e outros que também deixaram marca, com um golo, como foram os casos de Hjulmand, Morita, Eduardo Quaresma e Luís Neto,