Destaques do SC Braga: Zalazar entrou para tudo mudar
Zalazar, um golo e uma assistência, acarinhado pelos adeptos (Foto Carlos Barroso/Lusa)

Destaques do SC Braga: Zalazar entrou para tudo mudar

NACIONAL30.12.202322:04

Estava no banco arsenalista a chave para desbloquear o jogo do SC Braga com o Casa Pia...

O primeiro destaque do SC Braga na vitória com o Casa Pia, por 3-1,  começa em Matheus... Não por ter sido o melhor, mas por ter sido decisivo ao negar o golo a Felippe em cima do intervalo. 

No setor defensivo, o azar a bater à porta de Victor Gomez... Um jogo de nervo, bem conseguido, com a nódoa da grande penalidade que cometeu sobre Clayton. A seu lado Serdar, muito bem a tirar o pão da boca de Clayton (2’), mas num ou outro lace a dar a sensação de ter medo de falhar. No eixo defensivo o destaque foi mesmo Niakaté. Metade do golo de Moutinho é dele, ao enganar Ricardo Batista sem chegar a tocar a bola. De cabeça levantada, muitas vezes a sair a jogar, foi acertivo. O mais discreto foi mesmo Borja, à esquerda. Pouco de aventurou. 

Vem depois João Moutinho, que marca um golo sem querer — cabeceou em balão para cruzar e... deu golo. Foi pendular, ajudando na defesa e ataque, a bola sai quase sempre bem dos seus pés. André Horta esteve mais apagado e foi substituído. Pizzi tentou mas mal entrou no jogoe saiu mais cedo. 

Mais à frente, Ricardo Horta tentou jogar entre linhas, mas faltou-lhe remate, era mais dia de ajudar do que de brilhar. Banza mostou ter o principal num avançado: pode parecer asente, mas quando a equipa mais precisou... marcou. E Bruma foi acutilante, vertical, rematador e ainda deve estar a pensar como aquele remate embateu no poste (80’). 

E é quando chegamos às substituições que percebemos a riqueza do Braga: Abel Ruiz agita e quase marca (72) e Zalazar foi o melhor em campo.

Melhor em campo: Zalazar

Entrou perto da hora de jogo para dar tudo o que a equipa precisiva: fluidez, rapidez de execução, transições mais rápidas. E se é verdade que a equipa já estava a mandar mais e melhor após o intervalo, ele deu o boost no momento certo. Mas foi mais do que isso., em especial nas bolas paradas. Cobrou o livre para o golo de cabeça de Banza e, depois de assistir, assumiu ele próprio, também de livre, a responsabilidade de tentar o golo. E foi recompensado com um bom golo, acabando com as dúvidas sobre o desfecho do jogo.

As notas dos jogadores do SC Braga: Matheus (6); Victor Gomez (5); Serdar (6) Niakaté (7) e Borja (6); Pizzi (5), João Moutinho (7) e André Horta (6); Ricardo Horta (6), Banza (7) e Bruma (6). Jogaram ainda Abel Ruiz (6); Zalazar (7), Vitor Carvalho (-) e Rony Lopes (-)