Da Ligue 2 a goleador na Champions: a ascensão meteórica de Guirassy (vídeo)

INTERNACIONAL16.04.202512:04

Avançado guineense é o atual melhor marcador da UEFA Champions League. Fez a estreia como sénior no Laval (Ligue 2). Tem estado em destaque nas últimas épocas no futebol alemão: Estugarda e Dortmund

Serhou Guirassy fez história, na terça-feira, no jogo entre o Borussia Dortmund e o Barcelona, a contar para a segunda mão dos quartos de final da UEFA Champions League

O avançado guineense apontou um hat trick na vitória diante dos catalães, por 3-1, insuficiente para os alemães seguirem em frente, depois da goleada sofrida em Barcelona (0-4). 

O atacante, de 29 anos, leva 13 golos na liga milionária e ultrapassou um recorde que era partilhado por Lewandowski e Haaland, tornando-se no jogador com mais golos pelo Dortmund numa só edição da competição. Erling Haaland (2020-2021) e Robert Lewandowski (2012-2013) fizeram as redes abanar por 10 ocasiões. 

Ascensão meteórica

Serhou Guirassy é um nome que tem dado que falar, mas apenas nas últimas épocas. O avançado teve uma ascensão meteórica desde a chegada ao Estugarda, em 2022/2023, numa primeira fase cedido pelos franceses do Rennes. Depois de uma primeira época com o registo de 14 golos e duas assistências em 28 jogos, o internacional pela Guiné-Conacri assinou em definitivo e superou a marca anterior. 

Em 2023/2024, Serhou Guirassy conseguiu uns impressionantes 30 golos em 30 jogos, somando ainda quatro assistências. 

Serhou Guirassy a agradecer o apoio dos adeptos do Estugarda

No último verão, o Dortmund avançou para a contratação do atacante, que terá custado cerca de 17 milhões de euros, e não estará arrependido. O emblema alemão está a fazer uma época abaixo das expectativas, principalmente a nível interno – oitavo na Bundesliga –, mas nem por isso Serhou Guirassy deixou de marcar. São 28 golos e seis assistências em 40 encontros.  

O jogador é o atual melhor marcador da UEFA Champions League, com 13 golos, ultrapassou um recorde que era partilhado por Lewandowski e Haaland e tornou-se no futebolista com mais tentos pelo Dortmund numa só edição da competição. 

Lesões, primeira passagem pela Alemanha e o regresso a França 

Serhou Guirassy nasceu em França e foi aí que fez a formação. Estreou-se como sénior no Laval (Ligue 2) e passou ainda por Lille e Auxerre antes da primeira experiência no futebol alemão. Em 2016/2017, mudou-se para o Colónia, após ter sido observado pelo Arsenal. O clube germânico ficou com o pé atrás depois de realizados os exames médicos, mas avançou para a compra do jogador, embora por um valor menor (cerca de quatro milhões de euros). As temporadas de Serhou Guirassy têm sido marcadas por algumas lesões e até chumbou no primeiro exame médico no verão antes de assinar pelo Dortmund.

Rui Silva a defender o pontapé de penálti de Guirassy
Rui Silva a defender o pontapé de penálti de Guirassy

O avançado foi assolado por problemas físicos no Colónia e fez apenas 21 jogos e quatro golos nas duas temporadas. Voltou a França pela porta do Amiens, em 2018/2019, e foi somando interessados. John Williams, diretor desportivo do Amiens, chegou a dizer que Guirassy recusou uma transferência para o Chelsea, em 2020, porque queria garantias de que iria jogar. 

Guirassy no Rennes (MAGO)

Rumou ao Rennes em 2020/2021 e superou a marca dos 10 golos nas duas temporadas que fez antes de voltar ao futebol alemão, onde se tem evidenciado. 

Contra o Barcelona, na terça-feira, Guirassy tornou-se no primeiro jogador africano a marcar um hat trick numa eliminatória de UEFA Champions League. O último tinha sido Sadio Mané pelo Liverpool, em 2018, contra o FC Porto

#DAZNChampions

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer