Criança de 7 anos com doença muito rara convocada para o jogo do Copenhaga
Niels Damgaard Skrumsager, que sofre de síndrome de Adams-Oliver, vai fazer parte da convocatória do Copenhaga (Foto: site oficial do Copenhaga)

Criança de 7 anos com doença muito rara convocada para o jogo do Copenhaga

INTERNACIONAL20.04.202417:16

Clube dinamarquês promove iniciativa de inclusão com a chamada de Niels Damgaard Skrumsager

O Copenhaga anunciou este sábado que Niels Damgaard Skrumsager, criança de 7 anos que sofre de síndrome de Adams-Oliver - condição que faz com que tenha dedos mais pequenos nas mãos e lhe falte um antepé - foi convocado para o jogo dos dinamarqueses na Superliga dinamarquesa, frente ao Silkeborg.

«Niels visitou o centro de treinos no sábado para cumprimentar os seus novos companheiros de equipa e, mais tarde, passará a noite num hotel, para garantir a preparação ideal antes da partida de domingo, no Parken. Niels entrará com o restante plantel e estará ao lado da equipa durante o aquecimento e a partida», anuncia o Copenhaga, que junta também declarações do jovem. «Vai ser um fim de semana divertido! Estou muito ansioso. Será muito bom poder estar tão perto da equipa e tentar fazer parte dela como jogador de futebol profissional.»

Peter Christiansen, diretor desportivo do clube, afirma que «depois da proposta ser colocada, nunca houve dúvidas em aceitá-la». «Se o Niels está satisfeito, nós também estamos», adiciona. Por seu turno, o CEO do Copenhaga, Jacob Lauesen, reafirma o desejo de «fazer mais pelos outros»: «Temos um desejo claro de fazer mais pelos outros e, neste contexto, devemos usar a plataforma que temos como clube de futebol. Tem a ver com quem és, não com aquilo que és. E no caso do Niels em particular, há um menino que tem uma grande garra, apesar dos desafios que tem no dia a dia, e temos um enorme respeito por isso.»

Esta dinamização resulta de parceria entre o Copenhaga e a Fundação Smil, que se dedica a auxiliar crianças com doenças raras e graves, bem como as suas famílias.