CIES: Portugal nos favoritos a vencer o Euro 2024
Jogadores de Portugal festejam golo frente à Croácia (IMAGO / ZUMA Press Wire)

CIES: Portugal nos favoritos a vencer o Euro 2024

INTERNACIONAL11.06.202413:09

França e Inglaterra são dois prováveis semifinalistas, com a equipa das quinas a surgir logo a seguir

A Seleção Nacional de Portugal é uma das favoritas a conquistar o Euro 2024, aponta o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES).

O CIES analisa a competitividade das seleções tendo em conta alguns parâmetros, como o valor dos jogadores, minutos jogados e a idade. Nesse aspeto, a equipa das quinas surge no quinto lugar (nível 80,4), atrás de Inglaterra (81,1), França (82,2), Espanha (82,4) e Alemanha, que aparece no primeiro posto (82,9).

De acordo com o mesmo estudo, França e Inglaterra são os dois mais prováveis semifinalistas, com Portugal a surgir logo a seguir.

Relativamente ao valor dos futebolistas, a equipa das quinas está avaliada em 1,22 mil milhões de euros, aparecendo apenas atrás de França (1,41 mil milhões de euros) e Inglaterra (1,69 mil milhões de euros).

Na cauda da tabela – com menos hipóteses de vencerem a prova –, surgem seleções como Geórgia, adversária de Portugal na fase de grupos, Albânia e Hungria. A Roménia é o conjunto com valor de mercado mais baixo (91 milhões de euros).