Champions: Mourinho e Rui Vitória no caminho do Benfica
Equipa do Benfica depois do jogo com o Sporting (foto: Imago)

Champions: Mourinho e Rui Vitória no caminho do Benfica

NACIONAL29.05.202515:29

Os possíveis adversários das águias no acesso à UEFA Champions League

O segundo lugar na Liga 2024/2025 atirou o Benfica para a terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League da próxima época. Teoricamente, seria a segunda vez consecutiva que isso aconteceria, depois de Portugal ter perdido as três vagas na Champions, ao cair do 6.º para o 7.º lugar do ranking da UEFA. Mas esta época os encarnados acabaram por ser salvos pela Atalanta: os italianos venceram a UEFA Europa League mas não ocuparam essa vaga na Champions, porque já se tinham qualificado através do campeonato, e o Benfica acabou por ser repescado, por ser o clube nas pré-eliminatórias com melhor ranking.

Para a próxima época havia esperança de isso voltar a acontecer. Efetivamente, o Benfica voltará a ser, entre os apurados para as pré-eliminatórias da competição dos milhões, o clube com melhor coeficiente da UEFA. Mas com a final da Liga Europa a ser jogada entre Manchester United e Tottenham, que ficaram fora dos lugares de Champions na Premier League, desta vez não houve vaga adicional para preencher.

Assim, o Benfica volta a ter de passar pelas pré-eliminatórias, onde esteve pela última vez em 2022/2023 – com sucesso, eliminando Midtjylland, da Dinamarca, e Dínamo Kiev, da Ucrânia, para chegar à então fase de grupos. À sua espera terá um conjunto de potenciais adversários bem difíceis.

Potenciais adversários

Tendo o melhor ranking, o Benfica será cabeça de série em todas as eliminatórias. Mas tirando o Club Brugge, segunda equipa com melhor coeficiente, todos os outros participantes podem calhar-lhe em sorte, se não logo na terceira pré-eliminatória, então no play-off.

O caminho dos não campeões de acesso à prova milionária começa com a segunda pré-eliminatória, na qual participam seis clubes: Rangers (Escócia), Salzburgo (Áustria), Viktoria Plzen (Chéquia) — os três cabeças de série —, Panathinaikos (Grécia), treinado por Rui Vitória, Servette (Suíça) e Brann (Noruega).

Daqui, três clubes vão apurar-se para a terceira pré-eliminatória, juntando-se a outros cinco com acesso direto a essa fase: Benfica, Club Brugge (Bélgica), Feyenoord (Países Baixos), Fenerbahçe (Turquia), treinado por José Mourinho, e Nice (França).

Nessa terceira pré-eliminatória, o Benfica vai jogar com um dos quatro clubes com pior ranking, sendo que o sorteio é realizado (a 21 de julho), antes da conclusão da segunda pré-eliminatória. Dos emparelhamentos dessa ronda, é usado no sorteio o melhor ranking entre as duas equipas.

Assim, o Benfica já sabe que não defrontará seguramente o Club Brugge, Rangers (ou o clube que o eliminar) e o Feyenoord. Neste momento, os únicos potenciais adversários garantidos, que não dependem das vagas por preencher nem dos resultados da segunda pré-eliminatória, são Nice e Fenerbahçe.

Depois, se lá chegar, no play-off o Benfica só evita um clube. Será o Club Brugge (ou quem o eliminar na terceira pré-eliminatória).

Os jogos da terceira pré-eliminatória estão marcados para 5 e 6 de agosto (primeira mão) e 12 de agosto (segunda). O play-off disputa-se a 19 e 20 de agosto (primeira mão) e 26 e 27. Ou seja, para chegar à Champions as águias terão de jogar à terça ou quarta-feira durante quatro semanas seguidas, logo no arranque da época. As equipas eliminadas nessas duas rondas passam diretamente para a fase de liga da UEFA Europa League.

Sugestão de vídeo

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer