Casa Pia: «Lelo é jogador de destaque na nossa Liga e ainda vamos ver mais dele»
Leonardo Lelo e Afonso Taira perfilados, lado a lado, em jogo do Casa Pia pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Casa Pia: «Lelo é jogador de destaque na nossa Liga e ainda vamos ver mais dele»

NACIONAL28.12.202316:42

Afonso Taira foi companheiro de equipa do esquerdino dos lisboetas nas últimas duas épocas e teceu rasgados elogios à sua capacidade e potencial a A BOLA

Se a primeira época foi de revelação, a segunda é claramente de afirmação para Leonardo Lelo, que se estreou no primeiro escalão do futebol nacional em 22/23 e logo se colocou entre os melhores esquerdinos da Liga. Lelo destacou-se como ala esquerdo no 3x4x3 erguido por Filipe Martins e foi premiado com a presença no último Europeu de sub-21, conquistando a nível nacional e até internacional o respeito que já granjeava entre os seus pares.

Um deles foi Afonso Taira, com quem Lelo dividiu balneário em Pina Manique nas duas últimas temporadas com mais de 60 jogos oficiais com os dois jogadores em simultâneo no onze do emblema lisboeta tanto na Liga 2, na qual garantiram a promoção ao primeiro secação em 21/22, como na época seguinte, de regresso e fixação dos gansos no principal escalão do futebol português, no qual se manteve na presente época. Entretanto, os caminhos de ambos separaram-se.

Taira terminou o vínculo com o Casa Pia em junho último e rumou à Arábia Saudita para assinar pelo Al-Kholood, da segunda Liga do país, e Leonardo Lelo permanece em Lisboa, cumprindo mais uma época consistente que em nada surpreende o seu antigo companheiro de equipa. «O Leonardo foi um dos jogadores que mais cresceu nas últimas épocas. Ele continua a demonstrar, cada vez mais, que tem a coragem de continuar a crescer», elogia Afonso Taira, a A BOLA.

O médio de 31 anos destaca os «passos sustentados no crescimento» de Lelo no sentido de «mostrar tudo aquilo que tem para dar, tanto a nível de Liga 2 como de Liga», mostrando-se convicto de que o camisola 5 do Casa Pia já comprovou estar no patamar que merece e continuará a evoluir favoravelmente. «O Lelo apresenta uma forma de estar no jogo que lhe permite ser um jogador de destaque na nossa Liga e acredito que ainda vamos ver mais dele», vaticina o experiente centrocampista.

Nem mesmo a recente e bem-conseguida transição do esquerdino de 23 anos para uma linha defensiva de quatro elementos, promovida por Pedro Moreira, apanhou Taira de surpresa, tendo em conta a qualidade e potencial que lhe reconhece. «Não é surpresa que se consiga adaptar a uma linha de quatro. Por essa forma de interpretar o que lhe é pedido, é capaz de subir a qualquer patamar, especialmente no futebol português, ele adapta-se muito bem a qualquer realidade», assinalou, convicto.

Taira não mostra dúvidas: para singrar numa carreira aos mais alto nível, Lelo apenas necessita de uma oportunidade que, acredita, será uma mera questão de tempo. «A única coisa que pode faltar para isso é ele estar numa equipa que faça uma época brilhante e depois uma questão de oportunidade e uma pontinha de sorte, que é sempre necessária, mas acredito no potencial dele e acredito que vai triunfar. É uma pessoa fantástica, é um grande amigo. Gosta de se rodear das pessoas certas (sorriu)», salientou, com carinho.