Ex-Sporting bisou na receção ao Osasuna pelos catalães, que tiveram 80% de posse de bola e 24 remates à baliza. Ferran Torres ainda teve um golo anulado... caricato. #DAZNLaLiga

Raphinha volta à sua melhor forma para evitar desilusão em Barcelona

Brasileiro deu os três pontos a Flick e companhia com um bis ao Osasuna no Camp Nou, mas quinta vitória consecutiva esteve tremida

Foi mais tremido do que o esperado, mas o trabalho foi feito. O Barcelona venceu o Osasuna, por 2-0, no Camp Nou, e continua confortavelmente na liderança da LaLiga. Esta foi a quinta vitória consecutiva dos catalães para todas as competições, a sétima a nível nacional, e esperam chegar à nona para fechar bem o ano.

Os adeptos visitados até chegaram a celebrar no início da primeira parte, com Ferran Torres a marcar aos 23 minutos, de cabeça, na sequência de um canto, mas os forasteiros pediram fora de jogo e o VAR deu-lhes razão, mas não no lance pretendido. O espanhol estava em jogo no momento do cruzamento de Rashford, mas o problema foi no início da jogada: Raphinha e Yamal esqueceram-se da regra de fora de jogo e fizeram uma combinação curta na bandeirola, com o brasileiro a acabar por ser apanhado em posição irregular.

O tempo foi passando, as oportunidades foram sendo desperdiçadas e o golo teimava em não surgir. Mesmo assim, Flick manteve a confiança no seu onze inicial e recompensou, embora o mérito do primeiro tento tenha sido principalmente individual e não coletivo. Aos 70 minutos, à entrada da grande área, Raphinha recebeu a bola de Pedri e não pensou duas vezes em rematar à baliza, fazendo um grande golo e descansando os adeptos nas bancadas... e Iniesta, que veio assistir à partida.

Aí sim, Flick já mexeu no jogo, com as entradas de De Jong e Fermín e as saídas de Rashford e Cubarsí, mas o autor do segundo golo foi o mesmo: Raphinha. Yamal lançou Koundé na ala e o francês cruzou, mal, mas o desvio de Catena foi parar aos pés do ex-Sporting, que só teve de encostar para bisar e terminar com a discussão do jogo, aos 86 minutos. O quinto classificado da Bola de Ouro teve um bom início da época, lesionou-se e só voltou à competição recentemente, mas parece estar a mostrar novamente a sua melhor forma.

Segue-se o Guadalajara para a Taça do Rei e o Villarreal na LaLiga antes do fim do ano, mas uma coisa é certa: o Barça vai entrar em 2026 como o líder. Já o seu adversário deste sábado continua na luta pela permanência.