Francisco Domingues, lateral-esquerdo do Benfica (foto: SL Benfica)

Capitão do Benfica B rendido: «Carreras é incrível!»

Francisco Domingues fala dos sentimentos no Seixal e das referências que tem

Francisco Domingues, capitão e lateral-esquerdo do Benfica B, falou no programa Protagonista, da BTV, sobre vários temas relacionados com a formação dos encarnados e também sobre a equipa principal das águias.

O defesa de 23 anos deixa muitos elogios ao atual lateral-esquerdo da equipa A. «Na liga portuguesa, Carreras é claramente o melhor lateral-esquerdo. Tem uma qualidade incrível, e depois faz parecerem simples coisas que sabemos que são difíceis de fazer. Além de que também pode jogar como terceiro central. É um jogador muito completo, embora eu, pelas minhas características, me identifique mais com o Grimaldo. Felizmente, como jogador do Benfica, pude aprender com ambos. O Carreras tem uma qualidade que aprecio muito, que são aqueles passes a rasgar, a mudar o centro do jogo. Eu também faço isso às vezes, e até acho que devo fazer mais. Mas ter um jogador como Carreras no Benfica, como foi ter o Grimaldo, é uma sorte para quem quer aprender a ser um bom lateral-esquerdo.»

Mas Francisco Domingues abordou, para a BTV, muitos outros temas. «Sinto que esta temporada tem sido uma espécie de ano zero, porque foi a temporada em que me afirmei como titular e capitão da equipa. Sinto que sou mais jogador, que estou a evoluir e pronto para fazer o meu caminho. Tenho os meus objetivos de carreira bem definidos, mas ainda tenho muito para aprender, nesta função de lateral-esquerdo.»

Sinto que sou mais jogador, que estou a evoluir

O lateral considera que a Liga 2 é «muito competitiva» e isso ajuda-o a ter uma opinião. «Não concordo nada que se diga que um jogador da formação do Benfica emprestado a um clube da primeira liga evolua mais do que jogando pela equipa B na segunda liga. Acho que não há competição que nos prepare melhor para jogar num nível superior do que a segunda liga. Nós sentimos isso em campo», diz.

«Eu não sou diferente de todos os jogadores que entram, um dia, no Benfica Campus, para representar o Benfica. Entrei neste clube há 15 anos, muito novo, mas sempre movido por esse sonho de me estrear na equipa principal do Benfica, jogar no Estádio da Luz, nem que seja por alguns jogos», admite Francisco Domingues. «Sabemos que nem todos podem chegar à equipa principal do Benfica, mas também sabemos que o clube nos prepara para um plano alternativo. É só ver a quantidade de jogadores que têm conseguido construir a sua carreira noutros clubes, em Portugal e no mundo. Não é por não se chegar à equipa principal do Benfica que não temos talento. E é isso que o Clube também nos dá, a oportunidade de crescer e de ter uma carreira a fazer aquilo de que mais gostamos», complementa.

Esta época, Francisco Domingues tem 30 jogos pela equipa B das águias, 1 golo e 3 assistências.

Sabemos que nem todos podem chegar à equipa principal do Benfica

«Qualquer jovem jogador que entre no Benfica Campus, para jogar pelo Benfica, sente que está a entrar num mundo completamente à parte. Para nós, é a melhor academia do mundo. E sente-se isso no dia a dia, na forma como somos tratados, na forma como vemos toda a estrutura funcionar, sem falhas, para que todos possamos evoluir. E, depois, o talento que se vê por aqui é incrível. Muitos jovens jogadores, com muito talento e que são dos melhores que existem no país e alguns fora de Portugal. É uma sensação muito boa aquela que sentimos quando entramos, todos os dias, no Benfica Campus. E, claro, a mística, a cultura de vitória. Sabemos que não podemos ganhar sempre, mas temos sempre de lutar para ganhar. E isso aprende-se no primeiro dia em que aqui entramos, aquela mística de que vale a pena lutar pelo Benfica», sustenta o jogador.

Também lhe pode interessar: