30 novembro 2024, 22:00
Botafogo de Artur Jorge faz história e conquista Libertadores
Fogão bateu o Atlético Mineiro na final da prova, por 3-1, e sagrou-se campeão sul-americano pela primeira vez na história
Botafogo venceu no terreno do Internacional (1-0) e Palmeiras triunfou no reduto do Cruzeiro (2-1). 'Fogão' continua com três pontos de vantagem sobre o 'Verdão' e só no próximo domingo é que haverá campeão
Ainda não foi desta que houve campeão: Botafogo e Palmeiras venceram Internacional e Cruzeiro, respetivamente, pelo que o título brasileiro só ficará decidido no próximo domingo.
No Beira-Rio, em Porto Alegre, o Botafogo chegou à vantagem logo aos 5 minutos, na sequência de uma jogada de entendimento entre Thiago Almada e Jefferson Savarino, com o internacional venezuelano a rematar de primeira, de fora da área, apontando um golaço!
Em vantagem no marcador, a equipa orientada por Artur Jorge soube sofrer quando necessário - o Internacional, uma das equipas que mais pontos tem conquistados na condição de visitada, criou algumas situações de perigo junto da baliza de Gatito Fernández (a mais flagrante teve a assinatura de Enner Valencia, que atirou ao poste) - e com a maturidade digna das grandes equipas conseguiu levar a água ao seu moinho, mesmo com alguns jogadores já em claro défice físico, algo que se percebe devido ao esforço despendido no passado sábado, quando o Botafogo derrotou o Atlético Mineiro (3-1) na final da Libertadores.
30 novembro 2024, 22:00
Fogão bateu o Atlético Mineiro na final da prova, por 3-1, e sagrou-se campeão sul-americano pela primeira vez na história
O triunfo do Fogão em Porto Alegre não foi, ainda assim, suficiente para a conquista do título nesta 37.ª e penúltima jornada, isto porque o Palmeiras foi a Belo Horizonte derrotar o Cruzeiro, por 2-1 (num jogo realizado à porta fechada), sendo que o golo da vitória surgiu muito perto do fim.
A formação comandada por Abel Ferreira ficou em desvantagem ao minuto 52, com Matheus Pereira (que em Portugal representou Sporting e Chaves) a abrir o ativo para a Raposa.
O Verdão não se deixou abalar e cerca de 10 minutos depois chegou ao empate, com Maurício a dar o melhor seguimento a um cruzamento da direita de Richard Rios.
Com o triunfo do Botafogo no Beira-Rio, o Palmeiras estava mesmo obrigado a ganhar no Mineirão para adiar as contas para a 38.ª e última jornada do Brasileirão. E foi exatamente isso que aconteceu: o Verdão consumou a reviravolta!
Estêvão, em cima do minuto 90, apontou um livre direto de forma irrepreensível e selou o triunfo da equipa de Abel Ferreira.
Desta forma, o Botafogo passa a somar 76 pontos, mais três que o Palmeiras (73). O primeiro fator de desempate para a atribuição do título brasileiro, recorde-se, é o número de vitórias, sendo que, nesse particular, as duas equipas estão empatadas (22 triunfos para cada). Pelo exposto, o empate chega ao Botafogo para ser campeão, com o Palmeiras a estar obrigado a vencer e, em simultâneo, esperar pela derrota do Fogão.
A 38.ª e última jornada do Brasileirão 2024 está agendada para o próximo domingo (19 horas): o Botafogo recebe o São Paulo, o Palmeiras recebe o Fluminense.
Notícia atualizada às 2.55 horas