Paulo Alemão elogia a gestão feita por Bruno Lage na parte final do clássico
0 seconds of 1 minute, 42 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:42
01:42
 

Benfica: Tomás Araújo tem paragem prevista de 2 meses

NACIONAL30.04.202507:39

Depois do sprint final desta época e para estar a cem por cento em 2025/26. Central/lateral deverá falhar o Mundial de Clubes

Tomás Araújo tem previsto parar durante cerca de dois meses — o que deve acontecer depois do final desta temporada — para recuperar completamente dos problemas físicos que têm impedido o defesa de competir a cem por cento. Fará tratamento conservador, sem necessidade de operação.

Há muito tempo que o central lida com uma situação de desgaste físico em consequência da sobrecarga de jogos e da adaptação a movimentos diferentes desde que passou a jogar a lateral-direito de forma sistemática, depois de Bah se ter lesionado com gravidade — o dinamarquês acabou a época a 8 de fevereiro.

O plano de recuperação de Tomás Araújo não está completamente fechado, mas, prevalecendo o que neste momento está a ser pensado, o jogador deve falhar presença no Mundial de Clubes, que será disputado nos EUA entre 14 de junho e 13 de julho, para reaparecer em boa forma no início da próxima época.

Se tudo correr bem, como tem corrido até ao momento, a paragem de Tomás Araújo acontecerá, então, somente depois do sprint final pela conquista do campeonato e da Taça de Portugal. O Benfica luta com o Sporting pelos dois títulos e Tomás Araújo é considerado um elemento fundamental. Marcou no último jogo, frente ao Aves SAD (6-0), o primeiro golo do desafio e também o primeiro dele esta temporada. Apesar de só não ter sido substituído num dos últimos nove jogos, o rendimento do defesa continua alto e deve ser ele a avançar como lateral titular nos últimos jogos da época.

O caso de Tomás Araújo já foi comentado várias vezes pelo treinador. «O esforço de jogar a central ou a lateral são diferentes, as corridas são diferentes. Como lateral, o Tomás faz corridas de maior intensidade, faz mais passes, os gestos técnicos são diferentes, é sujeito a mais cruzamentos. Tem sentido esse aumento de carga. O que sentimos é que entre os jogos ele consegue recuperar, mas durante o jogo fica mais cansado», disse Bruno Lage em meados de março, numa conferência de imprensa. «Temos de o saber gerir, não está em risco de algo crónico. Sabemos que quando é chamado pode render [...] Não, não há risco de ser operado. Há 30 anos a pubalgia era um tabu, hoje é diferente, a forma como os jogadores trabalham, se preparam...», sustentou o técnico do Benfica no início de abril.

O central de 22 anos tem contrato até 2029 e é um dos jogadores do plantel que despertaram a atenção dos olheiros de clubes importantes. O nome dele já foi ligado ao potencial interesse de clubes em França e Inglaterra. Terça-feira, o portal britânico Caught Offside relatou contactos informais do Chelsea por Araújo. O objetivo do Benfica será, no entanto, recuperar totalmente o jogador.

Também lhe pode interessar:

Trubin sente que «o trabalho duro compensa»
0 seconds of 16 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
00:16
00:16