Benfica: em nome de Bah e Manu

NACIONAL10.02.202508:15

Confirmou-se o pior cenário: lateral-direito e médio-defensivo com rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Apoio dos companheiros logo no balneário e uma promessa de todos

No final do jogo com o Moreirense, anteontem, na Luz, todos quiseram saber como estavam Alexander Bah e Manu Silva — jogadores, equipa técnica, estrutura do futebol profissional e presidente deram-se conta, imediatamente, do pior. Que seria confirmado, na manhã de ontem, depois de o lateral-direito e o médio-defensivo terem feito exames complementares de diagnóstico. O Benfica anunciou às 11.55 horas, no site, que ambos tinham sofrido a mesma lesão: «Entorse do joelho esquerdo com rotura completa do ligamento cruzado anterior.»

O choque tomou conta de todos, ainda na noite de sábado, a confirmação do pior cenário foi acolhida com a resignação de quem estava preparado para o pior. Mas reforçou uma ideia que nasceu com o sofrimento de Bah e Manu Silva. Que, para lá da dedicação da vitória sobre os minhotos, todos querem muito dedicar o título aos companheiros. Será, como tal, também em nome deles que todos lutarão pelos objetivos e troféus até ao final da época.

«Foi uma vitória importante. Aproveito para dedicá-la, em primeiro lugar ao Bah e ao Manu, que saíram lesionados e depois aos nossos adeptos», disse, na primeira intervenção após o jogo, na entrevista rápida à Sport TV, Bruno Lage.

Nas redes sociais, alguns jogadores associaram-se ao apoio. «Força, amigo, voltarás mais forte», escreveu Di María, no Instagram, referindo-se a Alexander Bah. «Força, Manu», disse o campeão do mundo ao médio que o Benfica contratou ao V. Guimarães, em janeiro, por €12 milhões.

«Força na recuperação», animou Florentino, dirigindo-se aos dois companheiros. Como também fez Anatoliy Trubin: «Esta vitória é para vocês.»

Acabou a época

O conforto, apoio e ânimo chegaram a Bah e Manu Silva como uma avalanche, em privado e em público, como se pode atestar nas mensagens nas redes sociais deles invadidas por adeptos, e do Benfica.

Segue-se, agora, o longo período de recuperação, com a certeza de que a época está perdida. O protocolo de intervenção depois de rotura do ligamento cruzado anterior implica o tratamento de inflamação antes de operação. Assim que o joelho estiver estabilizado, segue-se, nesse sentido, a intervenção cirúrgica e um tempo de paragem nunca inferior a seis meses.

Alexander Bah e Manu Silva já não poderão, como tal, participar no Mundial de Clubes — de 15 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos — e dificilmente estarão disponíveis para os primeiros jogos da próxima temporada.

Regresso ao trabalho

O plantel do Benfica gozou ontem folga e volta, esta manhã, ao Seixal, para iniciar a preparação do jogo com o Mónaco, quarta-feira, em Monte Carlo, da primeira mão do play-off da Liga dos Campeões. Será o momento de deixar para trás os sentimentos tristes que dominaram os espíritos da equipa e de quem a acompanha e manter a concentração para os próximos jogos. Que serão muitos em pouco tempo — em 19 dias os encarnados jogam com Mónaco duas vezes, Santa Clara, Boavista, SC Braga e Gil Vicente.

A partir de agora a promessa de tudo tentarem para dar uma alegria a Bah e Manu Silva no fim da temporada.

Quem vai fazer mais falta ao Benfica?