Benfica a torcer pelo Leverkusen na Liga Europa
António Silva e Otamendi depois da eliminação do Benfica na Liga Europa, em Marselha. Foto: Guillaume Horcajuelo/EPA/LUSA

Benfica a torcer pelo Leverkusen na Liga Europa

INTERNACIONAL19.04.202419:34

Qualificação direta para fase da liga da Champions mais improvável; sucesso italiano não beneficia águias

A eliminação do Benfica em Marselha, na quinta-feira, tirou um caminho possível para a entrada direta na fase de liga da Champions da próxima época — 36 clubes, cada um fará quatro jogos em casa e quatro fora sempre com adversários diferentes, uma classificação única apurará oito para os oitavos de final e mais 16 para um play-off antes disso. Caso tivesse ganho a prova europeia, a águia tinha acesso imediato a essa fase, não tendo de passar pelas pré-eliminatórias, como em teoria terá de acontecer se terminar a Liga Portuguesa em segundo lugar.

Ainda sobra outra via para saltar essas pré-eliminatórias, mas também ficou mais improvável depois dos resultados desta semana. Para que aconteça, o vencedor da Liga Europa tem de se apurar diretamente para a Champions através do seu campeonato. Nesse caso, a vaga para o detentor do título irá para o clube com melhor ranking de todos os qualificados para as pré-eliminatórias e, se lá chegar, é garantido que será o Benfica essa equipa com melhor ranking. Mas com os afastamentos de Liverpool e Milan, o único semifinalista da Liga Europa atualmente em posição de se qualificar para a Champions através do seu campeonato é o Leverkusen — coisa que já garantiu, ao sagrar-se campeão. Roma (5.ª em Itália), Atalanta (6.ª em Itália) e Marselha (9.º em França) estão fora desses lugares de apuramento e, caso ganhem a Liga Europa, ocuparão possivelmente a vaga para o vencedor… ainda que a Roma não esteja longe do quarto lugar da Serie A — está a quatro pontos do Bolonha, que recebe na segunda-feira, e tem menos um jogo. A própria Atalanta, a oito pontos do Bolonha e também com menos um jogo, não está totalmente fora da corrida. Já o Marselha, a 13 pontos do Mónaco com 18 em disputa, é certo que não vai conseguir uma das três vagas diretas dos franceses (que têm ainda um clube nas pré-eliminatórias).

O Benfica deve então esperar por vitória do Leverkusen na Liga Europa — ou por triunfo italiano desde que a equipa vencedora termine no 4.º lugar da Serie A. Porque outra via falada, precisamente através de Itália, não irá, afinal, beneficiar as águias.

A Itália está na calha para conseguir uma vaga extra na Champions, através do ranking da UEFA deste ano (os dois países com melhor coeficiente na época serão beneficiados) — e é certo que a conseguirá se o vencedor da Liga Europa for Roma ou Atalanta. Essa vaga irá em teoria para o 5.º classificado da Serie A, mas o que acontece se esse 5.º classificado já estiver na Champions por ter vencido a Liga Europa? Bom, apesar de regulamentos confusos, A BOLA sabe que a interpretação da UEFA é que essa posição irá, então, para o 6.º classificado da Serie A, em vez de se considerar preenchida pelo vencedor da Liga Europa e assim beneficiar o Benfica. Nos regulamentos, a UEFA explica claramente que há uma ordem para o preenchimento das vagas na Champions — e primeiro decide-se quem ocupa a de vencedor da Liga Europa.

A confusão nasce, porém, do facto de, na questão do preenchimento da vaga pelo ranking, a UEFA especificar que essa vaga vai para o clube melhor classificado no campeonato que não se tenha apurado para a fase de liga da Champions através do próprio campeonato — o que dá a entender que, no caso de Itália, iria sempre para o 5.º classificado da Serie A, mesmo que esse estivesse apurado para a Champions por ter vencido a Liga Europa. Não é essa, porém, a leitura da UEFA.