Batalha legal com Man. City deixa mil milhões em risco
Manchester City, com Bernardo Silva, festeja conquista da Liga dos Campeões (Foto: IMAGO / Revierfoto)

Premier League Batalha legal com Man. City deixa mil milhões em risco

INTERNACIONAL05.06.202417:43

Clubes temem efeitos do possível sucesso dos campeões ingleses na batalha legal iniciada contra a Premier League; competitividade fica em causa e equipas podem rejeitar firmar acordo financeiro vital para o futuro dos 72 clubes fora do principal escalão britânico

A bomba ainda está por rebentar, mas os efeitos colaterais da batalha legal iniciada pelo Manchester City contra a Premier League, visando acabar com a limitação do montante financeiro que as empresas dos donos dos clubes podem injetar nos mesmos em patrocínios, já se estão a fazer sentir.

De acordo com o The Times, já há clubes da Premier League a invocarem o processo movido pelos citizens como fator para rejeitar a assinatura do novo acordo de financiamento da EFL [English Footbal League], avaliado em cerca de mil milhões de euros, verba fundamental para assegurar o futuro financeiro dos 72 clubes que competem nas divisões abaixo da Premier League.

Os clubes da Premier League temem os efeitos de possível vitória do City no processo em causa, considerando que tal desfecho será devastador para a competitividade da Premier League, pois oferecerá vantagem ainda maior a clubes como o City no mercado de contratações.

Uma fonte citada pelo The Times, ligada a um clube da Premier League, explica o porquê da drástica medida: «Se tivermos de gastar ainda mais dinheiro para tentar acompanhar equipas como o City, teremos de nos agarrar a esse dinheiro [que seria distribuído pela EFL].»

Mas há também o reverso da medalha: e se o City perder o processo? Nesse caso, avança o The Times, o feitiço poderá virar-se contra o feiticeiro e há clubes dispostos a pedirem indemnizações ao City que totalizam mais de 1000 milhões de euros se os citizens forem considerados culpados de uma das 115 acusações de infração que pendem sobre o clube.

Mais: também há equipas da Premier League dispostas a recorrer a tribunais independentes para, além de possível dedução de pontos, fazerem aplicar as regras que permitem à liga inglesa expulsar um dos seus membros. Já a retirada de títulos ao City parece ser punição fora da órbita dessas equipas, ainda que igualmente prevista.