Arsenal lançou dois prodígios de 15 anos contra o Milan
A vitória do Arsenal diante do Milan (1-0) no primeiro duelo na digressão asiática de pré-época ficou marcada pelas estreias dos reforços Zubimendi, Norggard e Kepa, e de inúmeros jovens. Entre os produtos da formação gunner utilizados, o criativo Max Dowman e o defesa central Marli Salmon foram protagonistas.
Max Dowman vs AC Milan pic.twitter.com/P8dCxXR8Gs
— 👨🏽🦯➡️ (@user84848384) July 23, 2025
Os dois atletas de 15 anos foram aposta de Arteta aos 67' e estrearam-se, ainda que de forma não oficial, pelos gunners. Dowman, que já se tinha destacado em maio ao serviço de Inglaterra no Euro Sub-17, impressionou os adeptos dos londrinos pela criatividade e atrevimento com bola.
Os dribles e o envolvimento de Dowman contrastou com a calma de Salmon, considerado a versão de Saliba formada em Hale End, centro de estágios do Arsenal. No final do duelo, Mikel Arteta elogiou a prestação dos dois miúdos: «É muito bom. É o momento de conceder oportunidades e recompensar os jogadores. Quando alguém está tão confortável e confiante, podes fazê-lo.»
Apesar dos elogios, o técnico espanhol não abriu o livro em relação a uma possível utilização em contexto oficial: «Estão a chegar lá e numa boa plataforma para isso. Têm de merecer.»
«Aproveitaram a oportunidade em circunstâncias difíceis contra uma grande equipa. É incrível como aos 15 anos podem coompetir neste nível» frisou o técnico espanhol que também apostou em Josh Nichols, de 18 anos.
No desempate de penáltis que ocorreu após o final do tempo regulamentar, Dowman foi mais feliz que Salmon, que falhou o castigo máximo que ditou a vitória do Milan (6-5).