Armando Evangelista: «Lutar sempre pelos três pontos é inegociável nesta casa»
Técnico do emblema de Vila Nova confiante no regresso aos triunfos no duelo frente ao Estoril. (Foto: Famalicão)

Armando Evangelista: «Lutar sempre pelos três pontos é inegociável nesta casa»

NACIONAL30.11.202414:00

Treinador do Famalicão vinca a exigência do emblema minhoto e mostra-se confiante no triunfo no terreno do Estoril. Destaca a reação dos jogadores à derrota com o Santa Clara, para a Taça de Portugal, e elogia a qualidade do adversário de amanhã. A seca de golos dos avançados e o ponto de situação relativamente à lesão de Sorriso

O Famalicão já deixou para trás a desilusão da eliminação da Taça de Portugal - derrota caseira diante do Santa Clara (0-1), no passado sábado - e está pronto para voltar a sorrir na deslocação de amanhã (15.30 horas) ao reduto do Estoril, em partida da 12.ª jornada da Liga.

Na projeção ao duelo com os canarinhos, Armando Evangelista deu conta da excelente reação dos seus jogadores durante esta semana de trabalho e acercou-se de um dado histórico para acentuar ainda mais a vontade de os minhotos regressarem da Amoreira com o desejado triunfo.

«É óbvio que depois do último jogo e da eliminação de uma competição em que queríamos chegar mais à frente, embora aquele jogo nos tenha deixado um sentimento de revolta, os jogadores querem rapidamente dar uma resposta e demonstraram isso durante esta semana. É certo que o Famalicão nunca ganhou no Estoril e esse é mais um fator acrescido para o querermos fazer. Fora de casa temos uma derrota e queremos continuar a somar pontos, tal como, de resto, também queremos nos jogos em casa. Sabemos que o Estoril também quer somar, é uma equipa com bons executantes e cujos pontos que tem não refletem o valor da equipa. Temos de estar precavidos para isso também. Vai ser um jogo competitivo, difícil, mas queremos, acima de tudo, somar três pontos», assinalou, na conferência de Imprensa realizada ao início da tarde deste sábado.

Na ocasião, o técnico dos minhotos deu conta das boas prestações que o Famalicão tem tido longe de Vila Nova, algo que quer ver prolongado. Mesmo que o adversário de amanhã mereça elogios: «Queremos ter protagonismo em todos os jogos, seja em casa ou fora. Pretendemos sempre ter uma postura em que possamos mandar no jogo e controlar as incidências. Claro que nem sempre é possível, porque do outro lado temos um adversário, mas espero poder continuar a ter prestações ao nível das que temos tido fora de casa. Mas lutar sempre pela conquista dos três pontos é algo inegociável nesta casa. O Estoril é uma equipa com uma ideia de jogo elaborada, que tem jogadores rápidos na frente de ataque, porque têm capacidade de desequilíbrio. A ideia de jogo do Estoril sai um pouco do padrão habitual e temos de ter algum cuidado.»

Evangelista foi também instado a pronunciar-se sobre a menor capacidade concretizadora dos elementos mais adiantados, e também para este tema demonstrou ter uma explicação.

«Avançados? Por vezes há ciclos. E os avançados têm ciclos. Há alturas em que têm poucas bolas durante o jogo e numa ou noutra conseguem fazer golos. Mas acho que com o trabalho, com a persistência, com a confiança, são ciclos que podem ser ultrapassados. Mais preocupante seria não termos oportunidades de golo nem volume de jogo na área adversária. Ainda no último jogo tivemos uma finalização em que a bola vai para a baliza e bate nas pernas de um jogador nosso… Como é que se contraria isto? Este jogo é apaixonante por isto, porque acontecem estes imprevistos e não é uma ciência exata», referiu.

A finalizar, a pergunta que já vem sendo frequente e que se prende com o eventual regresso de Sorriso à competição. Que está para breve... mas ainda não será no Estoril, pode deduzir-se: «Ainda está com algumas condicionantes. Foi uma lesão grave, mas tem tido uma recuperação fantástica. Acredito que mais semana, menos semana, estará apto para dar o seu contributo.»