António Silva - Foto: IMAGO
António Silva - Foto: IMAGO

Benfica: esperança na recuperação de António Silva e dupla 'made in' Seixal à vista no Dragão

Defesa-central poderá recuperar para o clássico com o FC Porto e jogar ao lado de Tomás Araujo. A história dos dois no centro da defesa remonta a conquistas na formação, mas na equipa principal tem poucas páginas escritas

António Silva continua a treinar-se condicionado e a recuperar de lesão (edema de contusão muscular na coxa direita) sofrida no aquecimento do jogo com o Estoril que o impediu de dar o contributo à equipa nos dois primeiros duelos de 2026, contra canarinhos e SC Braga. O defesa-central de 22 anos corre contra o tempo para ser o substituto de Nicolás Otamendi contra o FC Porto, quarta-feira, às 20.45 horas, nos quartos de final da Taça de Portugal no Dragão, e assim formar dupla com Tomás Araújo, com quem construiu longa e rica história na formação. Mas não na equipa principal, na qual só nove vezes fizeram dupla, com resultados positivos. Na Luz, acredita-se que António Silva será opção no clássico, mas só os próximos dias podem confirmar a esperança na disponibilidade do central.

Tomás Araújo, 23 anos, e António Silva, 22, formaram uma dupla de betão na caminhada do Benfica até à inédita conquista da UEFA Youth League, em 2021/2022. Os dois centrais foram titulares nos dez jogos disputados pelas jovens águias. Pelo meio, Tomás apadrinhou a estreia do companheiro de setor na Liga 2, numa visita ao Mafra, a 2 de abril de 2022. António disputou o primeiro jogo ao serviço da equipa B ao lado de Araújo, cerca de ano e meio antes de os dois formarem dupla na equipa principal pela primeira vez.

Tomás Araújo foi emprestado ao Gil Vicente em 2022/2023, época de afirmação de António Silva na equipa principal, ao lado do indiscutível Otamendi. O primeiro de nove jogos em que formaram dupla no centro defesa da equipa principal remonta a 29 de dezembro de 2023, data da goleada aplicada ao Aves SAD (4-1), na fase de grupos da Taça da Liga.

.Tomás Araújo no duelo contra o Aves SAD - Foto: Miguel Nunes

Nos nove jogos em que o centro de defesa foi pintado na totalidade com as cores lusas, as águias somaram sete vitórias e dois empates e sofreram cinco golos. Roger Schmidt foi o primeiro a apostar nesta combinação, sempre em casa e com bons resultados: quatro triunfos diante Aves SAD (4-1), Famalicão (3-0) e Estoril (3-1), em 2023/24, e Casa Pia (3-0), já na época seguinte.

Bruno Lage, que substituiu o técnico alemão em setembro de 2024, apostou na mesma dupla contra Pevidém (2-0), Aves SAD (1-1) e Estoril (3-0). A visita à Vila das Aves ficou marcada, ainda assim, pelo primeiro resultado negativo. Devenish marcou o golo do empate avense aos 90+4’.

Na mesma época, António Silva e Tomás Araújo também coincidiram de início, mas em defesa com três centrais, na derrota com o Bayern (0-1), na fase de liga da UEFA Champions League. Otamendi, claro, também lá estava, num sistema com cinco defesa para reforçar o setor mais recuado.

José Mourinho, que sucedeu ao técnico luso em setembro de 2025, apostou na mesma fórmula (três centrais) com Atlético (2-0), na Taça de Portugal, a 21 de novembro de 2025. Tomás Araújo, ainda assim, foi um de quatro jogadores substituídos pelo treinador ao intervalo.

Antes dessa partida no Estádio do Restelo, Mourinho já tinha apostado em Tomás Araújo e António Silva em simultâneo. Os dois centrais formaram dupla na visita a Chaves, a 17 de outubro, na Taça de Portugal, e no acidentado empate com o Casa Pia (2-2), na jornada 11 da Liga, a 9 de novembro.

O central de 23 anos foi o autor de um autogolo quando as águias venciam por 2-0. O percalço contra os gansos, porém, não apaga o registo positivo de uma dupla com experiência de Dragão.

Tanto Tomás como António sabem o que é jogar lado a lado no recinto do FC Porto. E disso terão más memórias. Na época, 2023/2024, o Benfica foi goleado por 5-0, a 3 de março. António foi titular e Tomás entrou aos 63’ depois da expulsão de Otamendi.