A surfista portuguesa Yolanda Hopkins. Foto WSL/P.Tostee
A surfista portuguesa Yolanda Hopkins. Foto WSL/P.Tostee

Yolanda Hopkins apura-se para os 'quartos' no Rio e aproxima-se da história

Portuguesa brilha no Saquarema Pro e está a uma vitória de garantir o acesso ao circuito mundial de 2026

A surfista portuguesa Yolanda Hopkins qualificou-se esta quarta-feira para os quartos de final do Saquarema Pro, no Rio de Janeiro, e está agora a uma vitória de garantir o acesso ao circuito mundial de 2026.

Na sétima bateria dos oitavos de final, a atleta algarvia superou a norte-americana Alyssa Spencer, antiga integrante do Championship Tour, somando 10,73 pontos nas suas duas melhores ondas (6,33 e 4,40), contra 10,14 (5,37 e 4,77) da adversária.

Atual número dois do ranking das Challenger Series, Yolanda defrontará na próxima fase a australiana Ellie Harrison. Se vencer esse duelo, assegura de forma imediata a qualificação para o Championship Tour de 2026, tornando-se a primeira surfista portuguesa a integrar a elite feminina da World Surf League.

Portugal já teve dois representantes no circuito principal masculino – Tiago Pires e Frederico Morais –, mas nunca uma mulher conseguiu o feito que Yolanda tem agora ao alcance.

A surfista de 27 anos é também a última portuguesa em prova no evento brasileiro, depois das eliminações de Francisca Veselko e Teresa Bonvalot no quadro feminino, e de Frederico Morais e Afonso Antunes entre os homens.