Yolanda Hopkins e Francisca Veselko sobrevivem na Ericeira
A algarvia Yolanda Hopkins Sequeira, n.º 2 do ranking do Challenger Series, venceu a bateria do 2.º round em que participou com um score total de 14,34 pontos e segue em prova firme na perseguição de um segundo ou primeiro lugar no EDP Ericeira Pro que poderá garantir antecipadamente a entrada na elite, o que, a acontecer, fará da surfista de 27 anos a primeira portuguesa a alcançar tal patamar. «Este ano começou muito bem, estou sempre à espera de bons resultados, mas estou muito bem colocada para já. Só pensei que não queria perder no 1.º heat. Se jogar pelo seguro, e perder, vale mais dar tudo. E diverti-me muito», disse Yolanda que vai agora enfrentar terá pela frente Laura Raupp.
Já Francisca Veselko (5.ª), apurada também para a 3.ª ronda, terminou no segundo lugar da bateria (10,73 pontos), atrás da surfista da Costa Rica Leilani McGonagle e o próximo desafio será apresentado pela japonesa Amuro Tsuzuki.
Foi precisamente a surfista japonesa que venceu heat que ditou a despedida da terceira portuguesa na corrida ao circuito mundial: Teresa Bonvalot. Atualmente em 6.º lugar do ranking que apura as sete primeiras, a olímpica de Cascais despediu-se de Ribeira d'Ilhas com o terceiro lugar da bateria.
Em masculinos, Afonso Antunes também vai assistir ao resto do campeonato na areia depois de ter sido eliminado após o quarto lugar num heat onde brilhou o japonês Hiroto Ohhara, com a melhor onda da prova até ao momento, com 9 pontos em 10 possíveis.