Yolanda Hopkins venceu a bateria do segundo round no EDP Ericeira Pro. Foto Pedro Mestre

Yolanda Hopkins e Francisca Veselko sobrevivem na Ericeira

As duas surfistas são as únicas atletas da armada portuguesa que continuam em prova no EDP Ericeira Pro, quarta etapa do Challenger Series, circuito de qualificação para elite da Liga Mundial de Surf (WSL).

A algarvia Yolanda Hopkins Sequeira, n.º 2 do ranking do Challenger Series, venceu a bateria do 2.º round em que participou com um score total de 14,34 pontos e segue em prova firme na perseguição de um segundo ou primeiro lugar no EDP Ericeira Pro que poderá garantir antecipadamente a entrada na elite, o que, a acontecer, fará da surfista de 27 anos a primeira portuguesa a alcançar tal patamar. «Este ano começou muito bem, estou sempre à espera de bons resultados, mas estou muito bem colocada para já. Só pensei que não queria perder no 1.º heat. Se jogar pelo seguro, e perder, vale mais dar tudo. E diverti-me muito», disse Yolanda que vai agora enfrentar terá pela frente Laura Raupp.

Já Francisca Veselko (5.ª), apurada também para a 3.ª ronda, terminou no segundo lugar da bateria (10,73 pontos), atrás da surfista da Costa Rica Leilani McGonagle e o próximo desafio será apresentado pela japonesa Amuro Tsuzuki. 

Foi precisamente a surfista japonesa que venceu heat que ditou a despedida da terceira portuguesa na corrida ao circuito mundial: Teresa Bonvalot. Atualmente em 6.º lugar do ranking que apura as sete primeiras, a olímpica de Cascais despediu-se de Ribeira d'Ilhas com o terceiro lugar da bateria.

Em masculinos, Afonso Antunes também vai assistir ao resto do campeonato na areia depois de ter sido eliminado após o quarto lugar num heat onde brilhou o japonês Hiroto Ohhara, com a melhor onda da prova até ao momento, com 9 pontos em 10 possíveis.