Vasco Matos, treinador do Santa Clara - Foto: Santa Clara
Vasco Matos, treinador do Santa Clara - Foto: Santa Clara

Vasco Matos pede «entreajuda e coesão» para o Santa Clara tentar travar o Sporting

Treinador do Santa Clara fez a antevisão ao encontro com os leões, que se realiza neste sábado (20h30) em Ponta Delgada

O Santa Clara recebe neste sábado o Sporting no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, e Vasco Matos pede aos seus jogadores que a entreajuda e coesão estejam nos limites elevados para tentar travar o campeão nacional. O treinador dos açorianos reconheceu também a falta de eficácia da sua equipa no último terço e falou de Vinícius Lopes, que marcou nesta temporada no empate [1-1] obtido no Estádio da Luz com o Benfica e que apontou em 2024/25 o golo com que o Santa Clara derrotou [1-0] os leões em Alvalade. E não fugiu à questão da ausência, por opção, de Gabriel Silva, nos últimos jogos. Fique com tudo o que disse Vasco Matos na antevisão ao jogo com o Sporting.

- Que antevisão faz ao jogo com o Sporting?

«Sabemos da grandeza do Sporting, o campeão nacional, uma equipa que está numa excelente forma, mas temos de olhar para nós, continuar dentro daquilo que tem sido o nosso trabalho, o que fizemos nos últimos dois jogos para o campeonato, aquilo que é o nosso desenvolvimento e esse é um bocadinho o nosso caminho, o que nós temos de continuar a trilhar. Olhar para o nosso processo e valorizar aquilo que temos vindo a fazer e acreditar cada vez mais no nosso trabalho.»

- O que é que a sua equipa terá de fazer de diferente neste jogo com o Sporting, que não fez, por exemplo, na última semana?

«São jogos completamente diferentes. Na última semana tivemos muito mais bola, muito mais capacidade de construir, ligar o jogo, faltou-nos no último terço a finalização. É uma questão que temos de melhorar, o último terço, com o Sporting obviamente vai ser um jogo com um cariz completamente diferente, temos de ter uma coesão, uma entreajuda muito grande, o nosso processo defensivo vai estar muito mais presente neste jogo, vamos ser estimulados pela qualidade coletiva e individual do adversário a outros comportamentos, e tem de passar um bocadinho por aí.»

- O Sporting será o primeiro grande a jogar no Estádio de São Miguel esta temporada, sente que este pode ser o jogo certo para ver a qualidade do trabalho da equipa e sacudir esta série não tão positiva dos resultados?

«Para o campeonato, sinceramente, depois desta mudança que nós temos vindo a fazer, o único resultado que não foi positivo, foi com o Tondela em casa. De resto, acho que a equipa tem vindo a fazer um bom trabalho dentro daquilo que é a nossa realidade e nós temos muito bem presentes isso. Quem trabalha e quando começámos a época, sabíamos claramente o que é que nos ia acontecer este ano, não tenho dúvidas nenhumas para isso, obviamente temos de jogar com a nossa identidade, com a nossa coragem, com a nossa personalidade, com os nossos adeptos. Na nossa casa temos de mostrar a nossa identidade, temos de acreditar em nós, naquilo que é o nosso trabalho, olhar o adversário nos olhos, obviamente com as nossas armas, eles com as armas deles, e fazer tudo por tudo para vencer o jogo.»

-O Santa Clara é neste momento, a terceira equipa com o pior ataque do campeonato. Num jogo em que certamente vai ter menos oportunidades, vai ser ainda mais essencial a eficácia?

«Pior ataque e se calhar das equipas que mais ocasiões cria e isso a nós, obviamente, alimenta-nos. Não nos deixa felizes, porque ao volume de situações de golo que criamos, queremos concretizá-las. Agora contra o Sporting, como eu digo, vai ser um jogo com um cariz diferente, uma equipa com muita qualidade, com uma variabilidade muito grande no seu jogo, qualidade individual, volto a repetir, qualidade coletiva, e obviamente temos de ter muita capacidade nesses momentos, uma coesão muito grande e uma superação muito grande, com os posicionamentos, com aquilo que é a interpretação da estratégia para o jogo e a sua execução.»

- Vai ser importante ter o apoio do público…

«Claramente. Temos de jogar com os nossos adeptos, esperamos que nos apoiem muito, porque vamos precisar deles.»

- Sei que os treinadores não gostam muito de individualizar, mas o Vinícius Lopes marcou no empate frente ao Benfica no Estádio da Luz e também marcou o golo que ditou a vitória do Santa Clara frente ao Sporting. Há aqui um bom pronúncio para este jogador?

«Há um bom pronúncio para todos os jogadores que trabalham muito e que se entregam ao coletivo. Felizmente temos muita gente nesse registo e esse é o nosso caminho.»

- Tem sido noticiado que existe algum desconforto no seio da equipa, sobre o Gabriel Silva. É algo que já está resolvido?

«Sinceramente não é um assunto que me interessa falar, interessa-me falar é naquilo que é o coletivo e naqueles que querem estar connosco a 100%. Esses é que contam e todos os que querem estar connosco a 100% são bem-vindos. E é nesses que nos temos de focar, naquilo que é o coletivo e o que é o Santa Clara