Vasco Matos, treinador do Santa Clara. Foto: Hugo Delgado/LUSA
Vasco Matos, treinador do Santa Clara. Foto: Hugo Delgado/LUSA

Santa Clara: Vasco Matos deverá manter o desenho com o Sporting

Tática mudou a meio de outubro e defesa a cinco ficou de lado. Treinador aprova a alteração

A 18 de outubro com o Sp. Espinho para a Taça de Portugal, o Santa Clara apresentou-se com um desenho diferente, com Vasco Matos a deixar de lado o esquema com três centrais, para colocar os açorianos em 4x3x3. Uma troca que parece que veio para ficar, com o treinador a manter o sistema nos três jogos que se seguiram: Aves SAD, SC Braga e Gil Vicente.

«Em 4x3x3 a equipa tem mais gente para ligar o jogo, procuramos ter mais bola. Dá-nos essa capacidade e ficou notório com o AVS e com o Gil Vicente. Mostrámos uma ideia de jogo muito forte. Se todos falavam da linha de cinco, a equipa defendeu muito bem a quatro nos últimos jogos do campeonato», explicou o treinador a mudança tática.

No caminho dos açorianos surge agora o Sporting, que visita o Estádio de São Miguel no próximo sábado. O encontro com os campeões nacionais é de exigência extra dado o grau de dificuldade esperado, mas pela aprovação do treinador, o 4x3x3 veio para ficar, e por isso não é crível que volte à fórmula com três centrais.