Morreu ex-deputado Nogueira de Brito
José Luís Nogueira de Brito, antigo deputado do CDS entre 1983 e 1995 e ex-líder parlamentar do partido, morreu esta segunda-feira, poucas semanas depois de ter completado 88 anos, anunciou o CDS-PP numa nota de pesar.
Durante o exercício do mandato parlamentar, Nogueira de Brito sobreviveu a um acidente aéreo em 1989, quando regressava de um congresso da UNITA, em Angola, juntamente com os deputados João Soares e Rui Gomes da Silva. Na Assembleia da República, presidiu à Comissão Parlamentar de Saúde, Segurança Social e Família, tendo desempenhado também cargos na estrutura partidária, como vice-presidente da Comissão Política Nacional e presidente do Conselho Nacional do CDS-PP.
Em comunicado, o partido destacou o antigo dirigente como «um exemplo de decência, integridade e elevação», sublinhando a sua dedicação aos valores da democracia-cristã e o seu papel como um dos mais destacados tribunos do CDS-PP no Parlamento.
Natural de Barcelos, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Nogueira de Brito foi ainda subsecretário de Estado do Trabalho e da Previdência e secretário de Estado do Urbanismo e Habitação durante a Primavera Marcelista, dedicando-se mais tarde ao associativismo empresarial após o 25 de Abril.