Onze dos Palancas Negras que entrou em campo hoje frente a Cabo Verde. (Foto: Facebook Federação Angola de Futebol)

Vários 'portugueses' no duelo entre Cabo Verde e Angola (e ainda sem Bruno Varela)

Foram 19 os jogadores que alinham ou já alinharam no futebol nacional que estiveram presentes no nulo entre as duas seleções, numa partida da zona africana de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026; guarda-redes do Vitória de Guimarães não foi utilizado devido a questões burocráticas e terá de esperar por nova oportunidade para poder estrear-se pelos Tubarões Azuis em jogos oficiais

As seleções de Cabo Verde e Angola defrontaram-se na noite desta quinta-feira, numa partida referente à 1.ª jornada do Grupo D da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 e que terminou... como começou (0-0).

O Estádio Nacional de Cabo Verde foi o palco da partida, sendo que no tapete verde do recinto cabo-verdiano 'desfilaram' quase duas dezenas de jogadores que jogam ou já jogaram em Portugal.

Jogadores dos Tubarões Azuis a caminho do aquecimento para a partida com Angola. (Foto: Facebook Federação Cabo-verdiana de Futebol)

Na seleção de Cabo Verde, Vozinha (ex-Gil Vicente), João Paulo (ex-Feirense), Cuca (União de Leiria) e Bebé (ex-Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Rio Ave, Paços de Ferreira e Benfica) foram titulares, ao passo que Patrick (ex-Moreirense), João Correia (Chaves), Duk (ex-Benfica B) e Hélio Varela (Portimonense) foram suplentes utilizados. No banco de suplentes, ainda que não tenham sido lançados por Bubista, selecionador dos Tubarões Azuis, estiveram ainda Diney (ex-Marítimo e Estoril), Delmiro (ex-União da Madeira, Farense e Varzim), Márcio Rosa (Anadia), Dylan (Sintrense) e David Tavares (Torreense).

Já em representação da seleção de Angola, foram titulares Núrio (ex-SC Braga), Buatu (ex-Rio Ave e Aves), Loide Augusto (ex-Sporting sub-23, Farense e Mafra), Kialonda Gaspar e Manuel Keliano (ambos do Estrela da Amadora), Show (ex-B SAD e Boavista) e Fredy (ex-B SAD). Durante o desafio, Pedro Gonçalves, selecionador dos Palancas Negras, lançou ainda Chico Banza (ex-Leixões e Marítimo), Inácio Miguel (ex-SC Braga B e Mafra), Milson (ex-Marítimo) e Bruno Paz (ex-Sporting B e Farense). Ainda no leque das opções dos angolanos estavam Domingos Andrade (Felgueiras), Mário Balbúrdia (Mafra) e Kadú (Oliveira do Hospital), mas nenhum deles somou qualquer minuto nesta partida.

Bruno Varela aguarda estreia oficial por Cabo Verde

Ainda não foi desta que Bruno Varela fez a sua estreia oficial com a camisola de Cabo Verde.

Depois de, no passado dia 12 de outubro, ter representado os Tubarões Azuis num encontro particular frente à Argélia (1-5), Bruno Varela voltou a constar da lista dos eleitos de Bubista para a receção à congénere angolana, mas problemas burocráticos afastaram o guarda-redes do Vitória de Guimarães deste jogo.

Os dirigentes da Federação de Cabo Verde continuam a aguarda pela autorização da FIFA para que Bruno Varela possa jogar em compromissos oficiais, algo que, esperam os responsáveis dos Tubarões Azuis, poderá acontecer nos próximos dias, ainda a tempo do antigo internacional jovem português estar finalmente 'apto' para o duelo com Essuatíni, referente à 2.ª jornada do Grupo D da fase de qualificação africana para o Campeonato do Mundo de 2026, que vai ser jogado nos Estados Unidos, no Canadá e no México.