V. Guimarães: quem somou minutos e o que falta jogar na pausa de seleções
Está a chegar ao fim a última pausa para compromissos de seleções do ano, com as provas de clubes a regressarem nos próximos dias, com o fim de semana dedicado à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Como muitos outros, o plantel do Vitória de Guimarães ficou mais curto durante este período, com seis atletas da equipa principal (mais um da equipa B) a representarem os respetivos países.
Já não falta muito para Luís Pinto, que vai preparando a partida diante do Mortágua, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, agendada para este sábado (15h00) no D. Afonso Henriques, receba os internacionais e tenha todo o plantel novamente à sua disposição.
Dos elementos do plantel vimaranense chamados, Tony Strata foi um dos que mais jogou até agora. O lateral-direito cumpriu 90 minutos pelos sub-21 da Roménia, na passada sexta-feira, na derrota (0-2) ante a Finlândia, em duelo a contar para a qualificação para o Euro da categoria. Esta terça-feira (18h00), os romenos têm encontro marcado com a Espanha.
Já Matija Mitrovic foi titular na seleção sub-21 da Sérvia, no triunfo (2-1) na Chéquia, também na última sexta-feira. O médio, que já marcou esta temporada pelos conquistadores, e logo no dérbi minhoto com o SC Braga (1-1), foi substituído aos 67 minutos no amigável. Segue-se novo embate de cariz particular, desta vez contra os Estados Unidos, agendado para esta terça-feira (17h00).
Por sua vez, Telmo Arcanjo participou no empate sem golos de Cabo Verde frente ao Irão, vencido pelos asiáticos no desempate por grandes penalidades (5-4). O extremo vitoriano entrou a meia hora do apito final e esta segunda-feira, na igualdade (1-1) dos tubarões azuis com o Egito, voltou a estar em ação, tendo saído aos 59'.
Ainda há a registar o compromisso internacional de Beni Mukendi, que não foi utilizado no amigável entre Angola e Argentina (0-2). Os Palancas Negras jogam esta terça-feira (16h00) ante a Zâmbia, em novo desafio de preparação.
Dos convocados para a seleção sub-20 de Portugal, Miguel Nogueira foi titular e cumpriu 67 minutos diante da Itália (2-1), na última sexta-feira, e Gui Ribeiro foi suplente não utilizado, bem como Rika Ribeiro, da equipa B vitoriana.
Esta segunda-feira, no particular frente aos sub-20 romenos, disputado em Évora, que terminou empatado (1-1), o guarda-redes foi opção inicial de Oceano Cruz, enquanto o extremo de 20 anos entrou aos 65', para o lugar de Gonçalo Moreira, e o defesa-central aos 83', rendendo Rodrigo Dias.