Saída do catalão terá ganho força depois do empate em Londres frente ao Tottenham (2-2)
Saída do catalão terá ganho força depois do empate em Londres frente ao Tottenham (2-2) - Foto: IMAGO

Fim de uma era? A lista de três nomes que podem suceder a Guardiola no Manchester City

Xabi Alonso, que foi despedido do Real Madrid em janeiro, é o último treinador a ser apontado ao cargo

A crescente convicção de que esta será a última temporada de Pep Guardiola no comando do Manchester City levou o clube a preparar uma lista restrita de três potenciais sucessores, na qual se espera que conste o nome de Xabi Alonso, reporta esta segunda-feira o Telegraph.

Os rumores sobre a saída do técnico espanhol intensificaram-se após o empate de domingo (2-2) contra o Tottenham, no qual os citizens desperdiçaram uma vantagem de dois golos, ficando a seis pontos do líder Arsenal. A incapacidade de pressionar os rivais na luta pelo título da Premier League adensou as dúvidas sobre o futuro de Guardiola, que, aos 55 anos, poderá deixar o clube após uma década.

Nos bastidores da Premier League, escreve a publicação britânica, ganha força a ideia de que o clube já define planos de contingência. Recorde-se que, em novembro de 2024, o City anunciou a renovação de contrato com o catalão até ao verão de 2027.

Entre os candidatos, Enzo Maresca, antigo adjunto de Guardiola, surge como uma forte possibilidade. O italiano, atualmente sem clube após ter sido despedido do Chelsea no mês passado, terá informado o seu anterior clube de que já conversara com representantes do City e da Juventus. A sua inclusão na lista de sucessores é esperada, mas não terá caminho livre para o cargo.

Outro nome em consideração é o de Xabi Alonso. Apesar da sua ligação ao Liverpool, emblema onde jogou durante cinco anos, o técnico, que foi despedido do Real Madrid em janeiro, é um dos nomes que o Manchester City irá avaliar cuidadosamente. Os próprios reds poderão avançar por Alonso caso decidam mudar de treinador, com Arne Slot sob pressão para garantir a qualificação para a UEFA Champions League.

A juntar-se à lista de potenciais sucessores está Cesc Fàbregas, antigo jogador de Guardiola, que tem vindo a ganhar admiradores pelo seu trabalho no Como, atual sexto classificado da Serie A italiana. O espanhol, que assumiu o comando técnico do clube em julho de 2024, só deverá deixar Itália por um projeto de topo na Premier League ou noutra grande liga europeia.

Por sua vez, nomes como os de Vincent Kompany e Roberto De Zerbi parecem estar mais distantes. Fontes próximas do Bayern, garante o Telegraph, não esperam que o antigo capitão dos citizens deixe o clube alemão, onde renovou até 2029. Já o italiano, que em tempos foi admirado no City, viu a sua cotação baixar após o Marselha falhar o apuramento para a fase de play-off da prova milionária, por causa do golo de Trubin.

A tarefa de identificar o sucessor de Guardiola caberá principalmente a Hugo Viana, que mantém uma relação próxima com o superagente Jorge Mendes, representante de Maresca. No entanto, o próprio Guardiola poderá ser consultado para dar a sua recomendação.