US Open (vídeo): Medvedev explode, insulta árbitro e muda rumo de encontro
O antigo número um do mundo, Daniil Medvedev, foi eliminado na primeira ronda do US Open, mas nem é esse o facto mais bizarro. Quando o francês Benjamin Bonzi servia para ponto de encontro, Medvedev fez com que um estádio cheio vaiasse uma decisão do árbitro por causa de um fotógrafo durante minutos a fio, interrompendo o encontro.
Bonzi, de 29 anos, estava prestes a fechar o embate por 3-0 - vantagem por 5-4 no terceiro -, quando um fotógrafo se movimentou na lateral, distraindo os tenistas. O árbitro voltou a atribuir primeiro serviço ao francês e Medvedev perdeu o controlo.
Medvedev questiona e insulta
O controverso tenista ouviu as vaias do público, pediu que estivessem do seu lado e decidiu inflamar ainda mais os ânimos, discutindo com o árbitro.
«És homem? És homem? Porque é que estás a tremer? O que se passa, hã?», disse e depois gritou diretamente para uma câmara ao lado da cadeira do árbitro: «Malta, ele não gosta de estar aqui, quer ir embora. Ele é pago por jogo, não à hora».
Resultado: Bonzi teve de esperar seis (minutos antes de poder servir para o ponto de jogo.
No entanto, o incidente provocou uma reviravolta no encontro. Bonzi, naturalmente desconcentrado, desperdiçou o ponto de jogo, e Medvedev acabou por vencer o set. Mas não foi tudo. O francês pareceu abalado e perdeu o quarto set sem ganhar um único jogo: 6-0.
A decisão foi adiada para o último set. Bonzi manteve a calma e, mesmo assim, conseguiu vencer o impetuoso russo: 6-3, 7-5, 6-7 (5), 0-6, 6-4, em 3h46. Medvedev acabou a destruir a raqueta no chão e no saco.
Daniil Medvedev looking totally distraught after his loss to Bonzi at the U.S. open.
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) August 25, 2025
He’s smashing his racquet and just sitting on the court.
Brutal loss to swallow.
pic.twitter.com/CYvceKNR2M
Na segunda ronda, Bonzi enfrentará o norte-americano Marcos Giron.
A derrota reflete a forma atual do antigo campeão de Grand Slam. Medvedev perdeu cinco dos seus últimos oito encontros. Não vence um único título desde 2023, o que o fará sair do top 20 mundial após o US Open.
No final, Bonzi estava feliz e surpreendido. «Obrigado a todos os que vaiaram. Obrigado pela energia no quinto set. Bem, foi um match point louco no terceiro set, depois um cenário louco, exaustão no quarto e dar tudo o que tinha no set final, foi uma vitória louca. Nunca passei por algo assim. Não sei, talvez tenhamos esperado cinco minutos antes do match point, então foi muito difícil jogar, muito barulho, ambiente muito agitado», explicou ainda na entrevista em court.