Estádio do Sheffield Wednesday
Estádio do Sheffield Wednesday - Foto: IMAGO

Um dos mais antigos clubes do mundo declara insolvência e fica com pontos negativos

Sheffield Wednesday foi colocado sob administração judicial e sofreu uma dedução automática de 12 pontos

4 de setembro de 1867. Foi essa a data de fundação do Sheffield Wednesday, um dos clubes mais antigos do futebol mundial, que enfrenta graves problemas financeiros e administrativos, pelo que declarou insolvência, esta sexta-feira.

Atualmente em último lugar do Championship, a antiga equipa de Carlos Carvalhal foi colocada sob administração judicial e sofreu ainda uma dedução automática de 12 pontos pela EFL, o que significa que, depois de ter somado seis dentro de campo, fica agora com outros tantos negativos à 11.ª jornada.

Julian Pitts, Kris Wigfield e Paul Stanley, da Begbies Traynor, foram nomeados administradores conjuntos.

Há mais de quatro meses que o proprietário Dejphon Chansiri (uma década no cargo) foi acusado de violar os regulamentos da EFL - dívidas ao fisco, pagamentos em atraso a jogadores e funcionários - e, algumas semanas mais tarde, anunciou mesmo em comunicado oficial do clube que estava disposto a vender a equipa.

Em comunicado, o Sheffield Wednesday afirmou que os administradores foram nomeados «após esforços significativos para chegar a um acordo de venda a um futuro proprietário credível nas últimas semanas, que infelizmente não pôde ser concluído e em meio à crescente pressão dos credores». Ao aplicar a dedução imediata, a EFL afirmou em comunicado que a administração era «a oportunidade de avançar para uma venda bem-sucedida e garantir um futuro seguro sob nova propriedade».