Um dos mais antigos clubes do mundo declara insolvência e fica com pontos negativos
4 de setembro de 1867. Foi essa a data de fundação do Sheffield Wednesday, um dos clubes mais antigos do futebol mundial, que enfrenta graves problemas financeiros e administrativos, pelo que declarou insolvência, esta sexta-feira.
Atualmente em último lugar do Championship, a antiga equipa de Carlos Carvalhal foi colocada sob administração judicial e sofreu ainda uma dedução automática de 12 pontos pela EFL, o que significa que, depois de ter somado seis dentro de campo, fica agora com outros tantos negativos à 11.ª jornada.
Julian Pitts, Kris Wigfield e Paul Stanley, da Begbies Traynor, foram nomeados administradores conjuntos.
Julian Pitts, Kris Wigfield and Paul Stanley of Begbies Traynor have been appointed joint administrators of Sheffield Wednesday Football Club Limited and of Sheffield 3 Limited, the company that owns the club’s stadium, on 24 October 2025.
— Sheffield Wednesday (@swfc) October 24, 2025
👉 https://t.co/p5DhCsLRd1 pic.twitter.com/lnZu6FgcTX
Há mais de quatro meses que o proprietário Dejphon Chansiri (uma década no cargo) foi acusado de violar os regulamentos da EFL - dívidas ao fisco, pagamentos em atraso a jogadores e funcionários - e, algumas semanas mais tarde, anunciou mesmo em comunicado oficial do clube que estava disposto a vender a equipa.
Em comunicado, o Sheffield Wednesday afirmou que os administradores foram nomeados «após esforços significativos para chegar a um acordo de venda a um futuro proprietário credível nas últimas semanas, que infelizmente não pôde ser concluído e em meio à crescente pressão dos credores». Ao aplicar a dedução imediata, a EFL afirmou em comunicado que a administração era «a oportunidade de avançar para uma venda bem-sucedida e garantir um futuro seguro sob nova propriedade».