Em dezembro, o Sporting infligiu a primeira derrota do FC Porto contra clubes nacionais Fotografia FPB

Um clássico de decisões

FC Porto recebe Sporting na Dragão Arena na penúltima jornada da fase regular. Leões em vantagem (2-1) esta época. Nortenhos têm de vencer para manter fator casa no ‘play-off’

Muito mais do que um clássico FC Porto-Sporting, já de si sempre expectante, a Dragão Arena assistirá, esta tarde (15h), à partida que irá centrar as maiores atenções da 21.ª e penúltima jornada da Liga Betclic pois pode decidir quem, na próxima semana, concluirá a fase inicial a deter o factor casa em todo o play-off: dragões ou águias? Ambos com 36 pontos, mas com os nortenhos a terem vantagem em caso de igualdade.

Após, na passada semana, a Ovarense, derrotou o FC Porto em Ovar, e CD Póvoa, fez o mesmo em casa à Oliveirense, terem baralhado as contas no topo, esta ronda apresenta-se como decisiva para muitas aspirações. Incluindo aqueles que ainda ambicionam passar ao play-off.

Mas é na cidade Invicta que FC Porto e Sporting se encontrarão pela quarta vez na época e com os lisboetas a levarem vantagem de 2-1 graças às vitórias na Liga (83-79) e Taça Hugo dos Santos (81-71) e tendo apenas perdido nos quartos de final para a Final Four da Taça de Portugal (81-79).

Liga Betclic - 21.ª jornada
Galomar-V. Guimarães, 15h Imortal-Ovarense, 15h FC Porto-Sporting, 15h Benfica-CD Póvoa, 17h Oliveirense-Portimonense, 17h Esgueira-Lusitânia, 21h

Contra si os de Alvalade têm, no entanto, além das limitações por lesão, dois registo: até perder com a Ovarense o FC Porto vinha de sete triunfos a nível doméstico, quatro para o campeonato; e esta época ainda não perderam em casa contra adversários nacionais. Será a formação de Pedro Nuno Monteiro será a quebrar a invencibilidade?

«Ganhámos duas vezes e perdemos uma, para a Taça de Portugal, que podíamos ter vencido. Mas as circunstâncias mudaram, pois o plantel tem sido fustigado por uma série de lesões e teremos apenas dois estrangeiros. As nossa armas não são iguais às que tínhamos, mas a ambição e o querer ganhar existem. A única forma de competir é trabalhar, lutar e querer mais. Temos de ter mais vontade do que eles», referiu Pedro Nunes aos meios de comunicação do clube e sabendo que luta ainda com a Oliveirense pelo 3.º lugar, ambos têm 34 pts, mas os de Oliveira de Azeméis com vantagem.

«Não é um jogo de título, mas é muito importante para os nossos objetivos e para mantermos o primeiro lugar. Apesar de algumas lesões no Sporting, também as temos. Há que encarar o encontro de uma forma séria e coesa, voltando a ter o caráter e a personalidade que temos demonstrado em toda a época. Estas partidas [clássicos] são de grande intensidade e motivação. Sei que os jogadores vão estar altamente motivados e concentrados em fazer aquilo que nos habituaram», referiu por seu lado Fernando Sá.

À espera de tirarem beneficio mas também sem margem para deslizes, está o bicampeão Benfica, que recebe o Póvoa (15h), e a Oliveirense, que terá pela frente o Portimonense (17h).