Luke Plapp venceu pela primeira vez numa prova do World Tour. IMAGO

Ulissi rouba a camisola rosa a Roglic na primeira vez de Plapp

Plapp venceu isolado a oitava etapa do Giro e, em Castelraimondo, a festa foi caseira com o corredor italiano a vestir de cor de rosa

O ciclista australiano Luke Plapp (Jayco AlUla) venceu hoje isolado a oitava etapa da Volta a Itália, com o italiano Diego Ulissi (XDS-Astana), outro dos muitos fugitivos do dia, a assumir a liderança da geral.

O australiano de 24 anos conquistou a sua primeira vitória no World Tour e quando cortou a meta parecia nem acreditar no que estava a acontecer, olhando várias vezes para trás e levando as mãos à boca e à cabeça, antes de celebrar incrédulo.

«Ainda parece mentir, tanto tempo a pensar nisto...É incrível, é um sonho tornado realidade. Foi uma luta enorme, mas no final valeu muito a pena», disse o atleta recordando o grave acidente durante a prova de contrarrelógio dos Jogos Olímpicos de Paris, que o obrigou a uma cirurgia abdominal de urgência ainda na capital francesa.

Vindo da mais numerosa fuga da jornada, o corredor de 24 anos atacou a 46 quilómetros da meta para conseguir a primeira vitória em grandes Voltas, concluindo isolado os 197 quilómetros entre Giulianova e Castelraimondo, em 4h44,20 horas, à frente do neerlandês Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike) e de Ulissi, segundo e terceiro a 38 segundos.

Aos 35 anos, o italiano da XDS-Astana, que já ganhou oito etapas na prova, veste pela primeira vez a camisola rosa, à frente do seu compatriota e companheiro Lorenzo Fortunato, segundo a 12 segundos. O anterior líder, o esloveno Primoz Roglic (Red Bull-BORA-hansgrohe), é terceiro a 17.

No domingo, véspera do segundo dia de descanso, o pelotão cumpre 181 quilómetros entre Gubbio e Siena, que incluem 30 quilómetros de ‘sterrato’, habitualmente percorridos pelos ciclistas na Strade Bianche.