UEFA anuncia inovação na final da Champions a partir de 2026
A UEFA anunciou esta quinta-feira uma alteração histórica no calendário da sua principal competição: a partir de 2026, a final da UEFA Champions League, passará a disputar-se às 17h00 (hora de Lisboa), em vez das habituais 20h00.
Segundo o organismo, a decisão visa melhorar a experiência dos adeptos, jogadores e cidades anfitriãs, garantindo maior comodidade nos transportes, mais segurança no regresso a casa e um ambiente mais acessível para famílias e crianças. Além disso, permitirá um maior impacto económico nas cidades organizadoras, já que os adeptos poderão prolongar as celebrações após o encontro. A mudança procura também abrir a transmissão televisiva a um público ainda mais vasto, com enfoque especial nos adeptos mais jovens.
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, destacou que a alteração tem como prioridade os adeptos: «Com esta alteração, estamos a colocar a experiência dos adeptos no centro do nosso planeamento. A final da UEFA Champions League é o ponto alto da época futebolística, e o novo horário de início torná-la-á ainda mais acessível, inclusiva e impactante para todos os envolvidos.»
«Embora o início às 20h00 seja adequado para jogos a meio da semana, um início mais cedo ao sábado para a final significa um final mais cedo - independentemente do prolongamento ou dos penáltis - e oferece aos adeptos a oportunidade de desfrutar do resto da noite com amigos e família, refletindo sobre o jogo da época.»
A final desta época está marcada para o dia 30 de maio de 2026, na Puskás Arena, em Budapeste.