Anatoliy Trubin foi determinante para a qualificação da Ucrânia para o 'play-off' de apuramento para o Mundial 2026 — Foto: IMAGO
Anatoliy Trubin foi determinante para a qualificação da Ucrânia para o 'play-off' de apuramento para o Mundial 2026 — Foto: IMAGO

Trubin: «No último ano e meio atiraram-nos muita coisa»

Guarda-redes refletiu sobre o percurso trilhado ao serviço da Ucrânia, depois ter sido um dos protagonistas de uma vitória que manteve bem vivo o sonho mundial do país

Anatoliy Trubin cumpriu os 90 minutos na vitória diante Islândia (2-0), que apurou a Ucrânia para o play-off de apuramento para o Mundial 2026. No final da partida, o guardião do Benfica não escondeu a emoção face ao resultado final: «Estou muito feliz. Ainda não fizemos tudo, mas o nosso sonho está vivo. Não jogamos uma fase final do Mundial desde 2006, portanto temos de concretizar o sonho dos jogadores e de toda uma nação.»

Trubin considerou que o duelo diante da Islândia foi «provavelmente um dos melhores jogos» desde que se estreou pela seleção principal, a 31 de março de 2021. «Todos os jogadores não deram cem por cento, mas sim um milhão por cento. Toda a gente lutou. Os adeptos deram-nos muita emoção e energia», frisou.

As prestações da turma ucraniana motivaram muitas críticas, que foram respondidas por Trubin no final da partida: «No último ano e meio, atiraram-nos muita coisa. Talvez merecêssemos, mas hoje mostrámos como conseguimos jogar. Tenho a certeza que todos os céticos e críticos assistiram ao jogo com prazer.»

«Tivemos uma má fase, mas no momento certo não falhámos», reiterou o guardião ucraniano do Benfica, que rubricou uma enorme defesa a remate de Victor Palsson, aos 78'. Questionado sobre a parada fenomenal que embalou a equipa para a vitória, Trubin respondeu de forma emocionada: «Treino-me desde os seis anos para ajudar a equipa. Faço tudo para ajudar a equipa a não sofrer golos.»

O guardião dos encarnados deu ainda o mote para o último degrau antes do eventual apuramento mundial: «Temos de trabalhar, acreditar em nós e prepararmo-nos para os play-offs de março».