Mercado: Eustáquio sai do estágio para negociar com clube da MLS
Stephen Eustáquio já não entra nas contas de Francesco Farioli e foi autorizado a negociar diretamente com um clube da Major League Soccer norte-americana, abrindo assim a porta à saída do FC Porto. Há, entre os cenários estudados, a possibilidade de o jogador renovar com os azuis e brancos e ser emprestado com opção de compra, no caso ao Los Angeles FC. O vínculo de Eustáquio termina em 2027.
Los Angeles Football Club é neste momento o emblema mais bem colocado para receber o futebolista e já há contactos acelerados para fechar o acordo. Inclusivamente, o atleta já viaja com destino aos Estados Unidos. No caso deste clube, o acordo contempla um empréstimo simples, sem compensação financeira, até ao final da MLS, mas com opção de compra de cerca de 7 milhões de euros. Os norte-americanos suportam o salário de Eustáquio.
O internacional canadiano não será opção para o jogo desta segunda-feira, frente ao Casa Pia. Aos 29 anos, Eustáquio leva três anos e meio de dragão ao peito, período em que assumiu papel de destaque e conquistou sete títulos oficiais: uma Liga, duas Supertaças Cândido de Oliveira, três Taças de Portugal e uma Taça da Liga.
A escassa utilização esta época pesou decisivamente na decisão, além, claro, da chegada de Seko Fofana aos azuis e brancos, que reduz ainda mais a margem de Eustáquio. O médio soma 583 minutos repartidos por 16 jogos. Na Liga o cenário é ainda mais desolador, sem qualquer titularidade nas 19 jornadas já disputadas e 184 minutos de utilização, realidade que o levou a procurar novos desafios para manter o protagonismo necessário com vista ao Campeonato do Mundo, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.