O abraço de Álvaro Pacheco e Farioli antes do Casa Pia-FC Porto - Foto: Sérgio Miguel Santos
O abraço de Álvaro Pacheco e Farioli antes do Casa Pia-FC Porto - Foto: Sérgio Miguel Santos

Álvaro Pacheco: «É histórico, o Casa Pia nunca tinha ganho ao FC Porto»

Treinador dos gansos elogiou maturidade da equipa diante do líder, destacou crescimento e pediu «pés bem assentes na terra»

Álvaro Pacheco rubricou uma primeira análise ao primeiro triunfo do Casa Pia em casa na presente edição da Liga e o primeiro em toda a história diante do FC Porto (2-1), na zona de entrevistas rápidas da Sport TV.

Análise à partida

«É algo em que acreditávamos, na antevisão disse que tinha uma convicção e uma motivação muito grandes, primeiro, para conquistar a primeira vitória em casa, na semana passada [empate 3-3 diante do Aves SAD] estivemos tão perto e deixámos fugir nos últimos minutos, tão injustamente. Acreditava que hoje, frente ao FC Porto, líder, que na minha opinião é das melhores equipas a jogar futebol, com uma variabilidade muito grande. Fomos capazes de impor a primeira derrota ao FC Porto. Penso que é merecido e é histórico, o Casa Pia nunca tinha ganho ao FC Porto. Sabíamos que ia ser um jogo muito difícil. Sabíamos que tínhamos de igualar o FC Porto em determinos aspetos, a determinação, a garra e principalmente a mentalidade de impor o nosso jogo, sermos capazes de competir e ir em busca de tentar ganhar o jogo. Não podíamos permitir ao FC Porto o jogo pelos corredores e o jogo interior com o Samu. Fomos capazes, com o tempo, de ir anulando os pontos fortes que o FC Porto tem. Depois com bola lancei a alguns jogadores a coragem de aproveitarem o espaço nos corredores que sabíamos que havia e o espaço atrás dos médios do FC Porto. Depois fomos tentando, o FC Porto com mais caudal ofensivo, mas do ponto de vista do plano e do foco que pretendíamos, os meus jogadores foram uns campeões. Disse aos meus jogadores que íamos discutir o encontro, íamos estar a vencer e a segurar o resultado. Nós vivemos de experiências e de sensações. Tenho de dar os parabéns aos meus jogadores. Fomos capazes de demonstrar este crescimento nos últimos minutos. Temos de festejar, mas este resultado também traz-nos mais responsabilidade, para perceber o que nos fez ganhar este jogo e olhar já para o próximo jogo, ainda por cima frente a um adversário direto.»

Galeria de imagens 21 Fotos

Aprendizagem com os erros cometidos contra o Aves SAD

«É o que eu tenho falado com os meus jogadores. A nossa vida é feita de experiências, no futebol tem a ver com os jogos. No último jogo em casa tivemos uma experiência que não foi do nosso agrado, mas nem tudo é mau, há alguns aspetos com os quais podemos sempre aprender para nos tornarmos mais forte. Durante a semana fiz acreditar que não podíamos andar a lamentar, mas sim ir atrás de soluções para estarmos mais seguros e confiantes. Hoje, contra o líder, contra uma grande equipa, fomos capazes de mostrar maturidade e de superar-nos.»

Impacto do triunfo para a classificação e para o resto da temporada

«Temos de ter os pés bem assentes na terra. Esta vitória só nos dá mais três pontos na nossa caminhada. Temos de refletir o que nos fez ganhar os três pontos, a mentalidade, o foco. Passo a passo temos de ser capazes de melhorar e sermos mais fortes. Esta vitória dá-nos o compromisso de depois de amanhã trabalharmos, perceber que aspetos temos de melhorar e ver como a equipa poderá estar melhor já no próximo jogo.»