Congresso do Futebol: o futuro começa aqui
A primeira edição do Congresso do Futebol Português foi um sucesso. Ao longo de dois dias, mais de 800 participantes estiveram na Cidade do Futebol para dois dias de debate sobre o Futebol e todas as suas dimensões.
O notável trabalho das 19 Comissões proporcionou-nos mais de 120 propostas que apontam o caminho para o futuro da indústria. Resultado de mais de seis meses de trabalho, numa reflexão profunda com contributos de Clubes, Associações Distritais e Regionais, Associações de Classe e da Liga Portugal.
Mais do que o cumprimento de mais um compromisso do Plano Programático de Pedro Proença e da sua Direção, o Congresso do Futebol Português representou a prossecução de um objetivo de todos os sócios ordinários da Federação Portuguesa de Futebol, o de promover um debate alargado.
Por força do destino, o Congresso coincidiu com o regresso de Portugal ao sexto lugar do ranking UEFA, algo em que o Futebol Profissional trabalhava desde 2023, convicto de que a ultrapassagem aos Países Baixos seria uma questão de tempo. Importa assegurar esse posto para que as alterações produzam efeito a partir de 2027/28, e aproveitar esta oportunidade única.
As alterações aos quadros competitivos, em particular na Liga 3, Campeonato de Portugal, na Taça de Portugal (já com as meias-finais a um jogo na próxima época) e na Supertaça, com a possibilidade de um modelo Final Four no estrangeiro, são alguns dos caminhos apontados nas conclusões do Congresso. Um trabalho que permitirá provas competitivas e atrativas, com condições de base para a defesa do ranking UEFA.
O evento também contou com a apresentação das linhas orientadoras do Plano Estratégico 2024-36, documento estruturante que será apresentado, de forma completa, a 24 de fevereiro — dia em que assinala um ano da tomada de posse de Pedro Proença — depois de consultados os sócios ordinários, cujos contributos serão essenciais.
Saímos do Congresso Português mais fortes e unidos. Os caminhos para o futuro do Futebol Português estão lançados e daqui a um ano, a 29 e 30 de janeiro de 2027, faremos novo balanço do trabalho na segunda edição. O futuro começa aqui!
PS — As imagens que nos chegam de Leiria e dos distritos vizinhos afetados pela depressão Kristin são difíceis de acreditar. Sentidas condolências aos familiares das vítimas e um abraço a todas as populações atingidas, assim como aos Clubes e Associações Distritais e Regionais afetadas. A força do povo português vê-se nos momentos mais desafiantes e a união faz mesmo a força. A FPF estará ao lado de todos e a bola voltará a rolar.