Tillman também não escapou às últimas horas frenéticas dos Celtics
Foi umas últimas horas agitadas aquelas que se viveram no Aurebach Center, recinto de treinos dos Celtics à saída de Boston, no fecho do mercado de transferências. Depois das notícias das saídas de Chris Boucher e Josh Minott nesta quinta-feira, o clube concluiu uma troca de última hora, mesmo no fecho (20h00 de Portugal), o enviarem o poste Xavier Tillman Sr. para os Hornets.
Foi a terceira troca efetuada pela equipa no derradeiro dia, depois de já terem transferido Boucher para os Jazz e Minott para os Nets, e a quarta nos últimos três dias. Na terça-feira haviam enviado o base Anfernee Simons para os Bulls por troca com o poste montenegrino Nikola Vucevic.
A principal motivação por detrás da saída do extremo/poste Tillman, juntamente com as de Minott e Boucher, foi de natureza financeira. Com estas movimentações, os Celtics conseguiram baixar a folha salarial para um valor inferior ao limite do imposto de luxo (luxury tax) para a presente temporada, o que poupará várias dezenas de milhões ao novo proprietário, Bill Chisholm.
Recorde-se que Tillman, de 27 anos, chegou aos Celtics no fecho do mercado de 2024 e ajudou na conquista do título da NBA nesse mesmo ano, tendo-lhe sido inclusivamente confiada a tarefa de defender Luka Doncic nos minutos em que esteve em campo. No entanto, depois de ter chegado a disputar a entrada em campo com Neemias Queta, nas duas últimas temporadas tem vindo a perder espaço na rotação da equipa. Nesta então, com o crescimento do poste português e de Luka Garza, apenas havia sido utilizado em 14 partidas, com médias de 7,9 minutos. Ontem, vestiu pela última vez a camisola dos Celtics ao entrar nos derradeiros minutos da vitória contra os Rockets.
Com apenas minutos esporádicos, nos últimos tempos Tillman foi ultrapassado na hierarquia dos postes por Amari Williams, que, curiosamente, também esta quinta-feira, viu o contrato de duas-vias ser convertido num contrato standard. Na presente temporada, Tillman registou médias de 2,2 pontos e 1,8 ressaltos e apenas foi titular numa partida.
Após a saída de Tillman, que também não aconteceu com a transferência de outro basquetebolista, os Celtics ficam com três vagas no plantel. A equipa terá de preencher pelo menos duas dessas vagas, dispondo de um período de 14 dias para o fazer. A gestão do tempo para estas contratações será crucial para que Boston se mantenha abaixo do limite da luxury tax.
Jazz vão dispensar Minott
Só que, com o mercado encerrado, Chris Boucher nem teve tempo de viajar para Salt Lake City e experimentar a camisola dos Jazz. Isto porque, poucas horas depois de ter sido trocado pelos Celtics, o poste de 33 anos ficou a saber que será dispensado pela equipa do estado de Utah, segundo publicou Michael Scotto, do Hoopshype.
Como já foi referido, a troca permitiu aos Celtics libertar espaço salarial e abrir uma vaga no plantel. Para além de Boucher, a equipa de Boston enviou para os Jazz uma escolha de segunda ronda do draft de 2027, pertencente aos Nuggets. Esta manobra financeira reduziu os encargos salariais e possibilitou a renegociação do contrato de Amari Williams para o plantel principal, com um acordo de dois anos.
Os Jazz, em pleno processo de reconstrução, não demonstraram interesse em integrar Boucher. Assim que o período de waivers terminar, o jogador tornar-se-á um agente livre sem restrições, ficando disponível para procurar uma nova oportunidade no mercado, possivelmente numa equipa com aspirações ao play-off.
Boucher havia perdido espaço na rotação de Joe Mazzulla, tendo participado em apenas um jogo desde 23 de novembro. Nos nove encontros que realizou esta época, alcançou médias de 2,3 pontos e 2,0 ressaltos por jogo. Ao longo da sua carreira, apresenta uma percentagem de 33 por cento em triplos.
O jogador já não esteve disponível nos últimos dois jogos dos Celtics, alegando «motivos pessoais», numa altura em que os rumores de uma possível troca se intensificavam. Para reforçar a zona interior, a equipa de Boston adquiriu o montenegrino Nikola Vucevic e promoveu Williams para o lugar de Boucher.