Estadia de Frank nos 'spurs' durou apenas oito meses
Estadia de Frank nos 'spurs' durou apenas oito meses - Foto: IMAGO

Thomas Frank enche os bolsos: saiba quanto pagou o Tottenham ao treinador

Técnico dinamarquês foi despedido apenas oito meses depois de os londrinos o terem contratado ao Brentford

O despedimento de Thomas Frank, após apenas oito meses no comando técnico do Tottenham, resultou numa avultada indemnização de oito milhões de libras (€9,2M) para o treinador dinamarquês, que não planeia procurar um novo clube até ao final da presente temporada.

Segundo a Imprensa do seu país natal, o valor da compensação corresponde a um ano de salário, apesar de Frank ter cumprido apenas oito meses de um contrato válido por três anos. A sua passagem pelo clube londrino revelou-se extremamente dispendiosa, com o custo total a ultrapassar os 26 milhões de euros, valor que inclui os €11,5M pagos ao Brentford para a sua contratação e o seu salário mensal de cerca de 750 mil euros.

O técnico foi demitido na quarta-feira, menos de 12 horas após uma derrota em casa por 2-1 frente ao Newcastle. Frank deixou a equipa no 16.º lugar da Premier League, apenas cinco pontos acima da zona de despromoção, na sequência de uma série negativa de apenas duas vitórias nos últimos 17 jogos.

Para o seu lugar, o Tottenham garantiu a contratação de Igor Tudor. O antigo treinador da Juventus, de 47 anos, assinou um contrato válido até ao final da época e assumirá o comando do primeiro treino já na segunda-feira. Tudor chega com uma vasta experiência no futebol europeu, tendo orientado 12 equipas nos últimos 11 anos, incluindo passagens por clubes como Hajduk Split, Marselha, Lazio e Juventus.

A missão do croata é exigente: o Tottenham ocupa o último lugar na tabela de forma dos últimos seis jogos e o penúltimo se considerarmos os últimos dez. Caso consiga afastar a equipa da luta pela manutenção, Tudor será um forte candidato a assumir o cargo de forma permanente no verão.

Contudo, a direção do clube, liderada pelo diretor executivo Vinai Venkatesham e pelo diretor desportivo Johan Lange, pretende avaliar um leque mais alargado de candidatos para o cargo de treinador principal no final da temporada, com Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, a ser um dos nomes apontados ao cargo.