Talismã do Sporting nos dérbis passa para os 80 milhões
Um, dois, três dérbis de Geny Catamo pelo Sporting para o campeonato, três golos que o fazem talismã leonino nos jogos com o Benfica. O extremo de 24 anos prepara-se para ser opção de Rui Borges na Luz numa altura em que está também em processo de renovação de contrato. A cláusula de 60 milhões de euros vai passar para os 80 milhões.
Em jogos para o campeonato, Geny Catamo tem o pé quente com as águias. De verde e branco vestido prepara-se para o quarto, depois de ter marcado os dois golos da vitória por 2-1 em abril de 2024, em Alvalade, um ao minuto 1 e o outro aos 90+2, escancarando as portas do primeiro título do bicampeonato. Na época seguinte, mais dois dérbis, golo do 1-0 na primeira volta em casa, em branco no 1-1 da Luz que deixava o leão na liderança à entrada para a última jornada de 2024/2025, a da glória do segundo título nacional consecutivo. Costas feitas, três dérbis na Liga, três golos e dois títulos de campeão.
Há depois mais seis dérbis, para a Taça de Portugal e Taça da Liga, que somados aos do campeonato significam cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota de Geny Catamo. A derrota foi na Supertaça em julho, um dos empates acabou com derrota nos penáltis na final da Taça da Liga da época transata.
Mas o saldo é bem positivo, mais ainda se tivermos apenas em conta os duelos da Liga, que amanhã têm novo capítulo com o internacional moçambicano a espreitar a titularidade pela direita. Esta época, Catamo participou já em 17 jogos dos verdes e brancos (10 no campeonato), 11 como titular num total de 833 minutos, com um golo e três assistências.
Mais anos e maior ordenado
Se no campo Geny Catamo quer ajudar o Sporting em mais um duelo com o Benfica, fora dele a renovação de contrato está em marcha. Já oficialmente convidado a prolongar o vínculo, havia a possibilidade de na renovação a cláusula de rescisão subir dos 60 milhões para os 80 milhões de euros, algo que fica desde já definido como válido. Depois, claro está, a certeza do aumento salarial e dos anos de contrato, mais dois ou três, de 2028 para 2030 ou 2031.
Recorde-se que o internacional moçambicano assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020, oriundo do Amora, depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo. Já leão, foi também cedido a V. Guimarães e Marítimo e na pré-temporada de 2023 convenceu o treinador, então Ruben Amorim, a ficar com ele no plantel. E convenceu também a administração a renovar-lhe contrato uma primeira vez, era dezembro de 2023.
Mais recentemente em julho, os verdes e brancos investiram 2,25 milhões de euros para passar a ter 90 por cento do passe do extremo — o Amora, porta de entrada do moçambicano em Portugal em 2019, reservava ainda 75 por cento dos direitos económicos, com o Black Bulls, de Moçambique, clube de formação do jogador, a deter nessa altura 85 por cento da percentagem do emblema da Margem Sul.
No verão também, Fenerbahçe e Aston Villa estiveram interessados em Geny Catamo. Ambos chegaram aos 20 milhões de euros, mas nenhum ao valor pretendido pelos leões: algo na ordem dos 25/30 milhões de euros.
Artigos Relacionados: