Armando Sá num Benfica-Sporting - Foto: arquivo A BOLA
Armando Sá num Benfica-Sporting - Foto: arquivo A BOLA

«O Sporting está muito melhor do que o Benfica»

Armando Sá jogou no Benfica entre 2001 e 2004 e, em entrevista a A BOLA, analisa o momento dos dois adversários no dérbi de sexta-feira, na Luz

O dérbi de sexta-feira na Luz tem a particularidade de ser o primeiro confronto de Rui Borges com José Mourinho. O técnico do Sporting já assumiu essa especial curiosidade e as palavras de Rui Borges são elogiadas pelo antigo jogador do Benfica, Armando Sá, em declaração a A BOLA.

«Admiro muito a humildade do Rui Borges. Estar nesta fase da vida dele e reconhecer que José Mourinho foi um grande treinador, e é um grande treinador, é o espelho de muitos portugueses para alcançarem grandes voos. Deve ser muito especial para todos os treinadores na Liga defrontar e conseguir ao mister Mourinho», disse, antevendo um jogo difícil na Luz: «O Sporting está uma equipa muito tranquila, que sabe o que quer e acredito que está muito melhor do que o Benfica nesta altura, mas isso não quer dizer que seja fácil.»

Apesar da superioridade até ao momento do Leões, o antigo jogador encarnado acredita que este é um momento de viragem no reino das águias comandadas por José Mourinho: «Desde que vejo o mister Mourinho que as equipas dele são guerreiras, trabalhadoras e muito unidas. Ele teve dificuldade em unir este grupo, no princípio. Agora, depois do jogo do Ajax, na Liga dos Campeões, o Benfica ganhou uma equipa.  No jogo com o Nacional viu-se isso. Não é um futebol bonito, não é um futebol atraente, não estão a jogar o futebol que todos os olhos queiram ver e apreciar, mas o trabalho coletivo neste momento está a sobressair. Depois do Atlético, depois daquelas palavras que ele usou na Taça de Portugal, a postura no jogo do Ajax, a postura contra o Nacional, a equipa virou completamente. Depois de teres o grupo junto, a trabalhar para o mesmo, ele pode ter a oportunidade de começar a trabalhar o que ele bem entende com a equipa. Faltou os jogadores entenderem o que é jogar com o Mourinho, qual é a pressão que ele gosta e o que exige dos jogadores.»

Recuando ao tempo em que jogava, Armando Sá recorda que nenhum jogador precisa de motivação para o dérbi: «De certeza que no balneário do Benfica todos estão muito motivados para este jogo. O Benfica joga em casa, o Mourinho é experiente neste tipo de jogos, vai tentar contrariar todas as situações do Sporting. Acredito que estará em campo um Benfica muito motivado e não é um Benfica frágil, como víamos há uns jogos. Este vai ser daqueles jogos que os jogadores gostam e nos quais os treinadores não têm muito a dizer. É mais a motivação, é mais alguns detalhes para as bolas paradas… São mais esses detalhes que são treinados, porque em termos de entrega, o jogador gosta destes momentos e aproveita-os. São os jogos que todos querem jogar.»

Armando Sá acredita que, com o regresso de Richard Ríos às opções, será Rodrigo Rêgo a perder a titularidade. «Quando a equipa está bem mentalmente, é muito mais fácil aceitar estes jovens talentos, e eles encaixam naturalmente no jogo. O Rodrigo Rêgo é um miúdo que tem muito potencial, mas precisa também de tempo e precisa a equipa o ajude.«