Surpresa e muita emoção: novo campeão norueguês quebra jejum de 34 anos
A edição de 2025 do campeonato norueguês terminou com vencedor surpreendente. O Viking acumulou oito conquistas no século 20, mas nas últimas três décadas afastou-se das decisões e em 2016 desceu mesmo de divisão.
A subida imediata na época seguinte iniciou um caminho ascendente, salvo uma exceção, em 2022, quando terminaram no 11.º lugar. O pódio conquistado em 2024 antecipou uma época absolutamente histórica. Liderado pelo técnico Bjarte Lunde, que comanda o clube desde 2021, o Viking desafiou a hegemonia do Bodo/Glimt, campeão em quatro das últimas cinco temporadas.
O Bodo foi a última equipa a vencer o Viking nas competições domésticas esta época, num duelo disputado... a 19 de julho. De lá para cá, os novos campeões trilharam um caminho com 11 vitórias e 2 empates nas derradeiras 13 jornadas da liga.
A emoção de Zlatko Tripic, um dos símbolos do Viking, com a conquista do título que acaba com os 34 anos de jejum na Noruega.pic.twitter.com/6X97UbF3oO
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) November 30, 2025
A goleada construída diante do Valerenga (5-1), na última jornada selou a conquista do primeiro campeonato do Viking desde 1991. Em sentido contrário, de nada valeu a vitória robusta do Bodo/Glimt diante do Fredrikstad. A equipa que está a disputar a fase de liga da UEFA Champions League terminou a Eliteserien no segundo lugar com 70 pontos, a um do novo campeão.
O Viking seguiu o exemplo do Mjallby, que se sagrou campeão sueco pela primeira vez, em outubro.
Artigos Relacionados: